Morreu o emir do Kuwait, xeque Nawaf Al Ahmad Al Sabah

Nawaf Al Ahmad Al Sabah tinha 86 anos e foi hospitalizado no fim de Novembro com uma doença não especificada. O sucessor, com 83 anos, é o príncipe herdeiro mais velho do mundo.

Foto
O xeque Nawaf Al Ahmad Al Sabah à saída do Parlamento na Cidade do Kuwait em 2006 Reuters/STEPHANIE MCGEHEE

Morreu o emir que governava o Kuwait, o xeque Nawaf Al Ahmad Al Sabah, informou este sábado a televisão estatal, após ter transmitido versos do Corão. Tinha 86 anos. O xeque Meshal Al Ahmad Al Jaber, actualmente com 83 anos, é considerado o príncipe herdeiro mais velho do mundo. Está na linha da frente para assumir o cargo de governante do Kuwait.

No final de Novembro, o xeque Nawaf foi hospitalizado devido a uma doença não especificada e, desde então, a pequena nação, rica em petróleo, tem aguardado notícias sobre a sua saúde. O noticiário da televisão pública informou que o xeque tinha viajado para os Estados Unidos para realizar exames médicos não especificados em Março de 2021.

A saúde dos líderes do Kuwait continua a ser um assunto sensível na nação do Médio Oriente que faz fronteira com o Iraque e com a Arábia Saudita, que tem assistido a lutas internas pelo poder à porta do palácio. O xeque Nawaf tomou posse como emir após a morte, em 2020, do seu antecessor, xeque Sabah Al Ahmad Al Sabah.

O xeque Nawaf foi anteriormente ministro do Interior e da Defesa do Kuwait, mas não era particularmente activo no Governo fora dessas funções. No entanto, a sua escolha para emir foi, em grande medida, incontroversa, embora a sua idade avançada tenha levado os analistas a sugerir que o seu mandato seria curto.

O Kuwait, uma nação com cerca de 4,2 milhões de habitantes, possui a sexta maior reserva mundial de petróleo. Tem sido um firme aliado dos Estados Unidos desde a Guerra do Golfo de 1991, contra as forças iraquianas ocupantes de Saddam Hussein. O país tem cerca de 13,500 soldados americanos, bem como o quartel-general avançado do Exército dos EUA no Médio Oriente.

Sugerir correcção
Comentar