O Natal saiu à rua em Vigo e é um festival de luzes

Há quem viaje para visitar mercados de Natal, mas em Vigo o mercado é apenas um detalhe. O que conta é a árvore, as instalações, os arcos, as grinaldas – tudo com luzes. Muitas: são 11,5 milhões.

Foto
O Natal em Vigo Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
10:19

Maria Encalado Perez e Maria Blanco Estevez estão sentadas na Praça da Porta do Sol à sombra de El Sireno, a escultura-símbolo de Vigo, que por estes dias passa praticamente despercebida no alto do seu pedestal. Quase sob este, está um exuberante carrossel tradicional e, ao fundo, no outro topo da praça, está a árvore de Natal, uma das mais altas de Espanha. “É a terceira”, contam as duas amigas, ambas “reformadas”. “Uma está em Granada, depois uma outra na Catalunha” — é verdade que nas últimas semanas parece ter-se iniciado uma competição entre municípios espanhóis para conseguirem o título de árvore mais alta (de Espanha, da Europa…, a ambição cresce a cada declaração dos alcaldes), e é verdade que Vigo (44 metros), Armilla (Granada, 57 metros) e Badalona (Catalunha, 40 metros) eram o triunvirato na dianteira, mas precisamente no dia em que visitámos Vigo, um outsider baralhou as contas: Cartes (Cantábria) inaugurou uma árvore de Natal de 65 metros de altura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários