Vinhos que são surpresas à mesa: um almoço com Antonina Barbosa

Antonina Barbosa, enóloga e directora-geral da empresa dona da Quinta do Hospital, escolheu o Chiote Monte da Mina para mostrar que, a par da qualidade dos vinhos, Monção tem também bons restaurantes.

Foto
Para uma conversa à mesa sobre os vinhos que a Falua pretende (e está) a fazer na Quinta Barão do Hospital, Antonina Barbosa escolheu o restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção. Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
03:59

Com novidades para provar, havia que acertar escolhas em função dos vinhos. “Se calhar, para o Padeiro vão bem as zamburiñas, mas a ideia é passarmos também pelo Loureiro, o Alvarinho e o Alvarinho Reserva, que tem corpo e vai de certeza casar bem com o costeletão de vitela maturada”, pensou em voz alta Antonina Barbosa.

A ideia era mesmo levar surpresas à mesa. E se quanto aos Loureiro e Alvarinho Barão do Hospital a terceira edição já será lançada no início do novo ano, da colheita de 2022, e a primeira edição do Alvarinho Reserva (2020) é a que está agora no mercado, a surpresa e novidade absoluta vinha de dois espumantes de Vinho Verde com posicionamento superior. A Quinta do Hospital ainda não os tinha anunciado e saltam agora para o mercado, mesmo a tempo das festas natalícias. Dois espumantes bruto natural, um rosé da casta padeiro com 13 meses de estágio, e um Alvarinho Reserva com 15 meses de maturação com borras da fermentação.

Antonina conhece os cantos à casa, já que nasceu e tem a família mais chegada em Monção, onde agora regressa também com frequência para acompanhar a produção na Quinta do Hospital. Além da enologia, é também directora-geral do grupo de vinhos da Falua, que à unidade do Ribatejo juntou em 2017 a Quinta do Hospital, em Monção, e já este ano as quintas de São José e do Mourão, ambas no Douro.

São o braço vinhateiro do poderoso grupo francês Roullier, que opera em 131 países nas áreas dos produtos para o sector agro-alimentar, extracção de minerais e produção de energia (biomassa), com mais de 10 mil trabalhadores e um volume de negócios acima dos 4,1 mil milhões de euros. Nos vinhos, a actividade concentra-se apenas em Portugal, sob o comando de Antonina Barbosa.

À mesa com a enóloga Antonina Barbosa, no restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção Anna Costa
Costeletão de boi com 29 dias de maturação, no restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção Anna Costa
Espumante Barão do Hospital rosé brut nature, no restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção Anna Costa
Restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção,Restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção Anna Costa,Anna Costa
Fotogaleria
À mesa com a enóloga Antonina Barbosa, no restaurante Chiote Monte da Mina, em Monção Anna Costa

Vinhos “com capacidade de evolução e sem pressas”

E porquê os Vinhos Verdes? “A Falua veio para os Vinhos Verdes para fazer grandes brancos, o foco é nos vinhos do segmento superior. Vinhos de qualidade que mostrem o potencial das castas e da região, com capacidade de evolução e sem pressas. Ainda estão na adega os da colheita de 2022, só começam a sair no início de 2024”, expõe a enóloga, explicando que “o projecto dos Vinhos Verdes é uma aposta de longo prazo e focada na produção de brancos de grande qualidade”.

Na Quinta do Hospital, uma propriedade histórica e toda murada, com 25 hectares – que vem do século XII, quando D. Teresa, a mãe de Afonso Henriques, terá doado as terras à Ordem dos Hospitalários –, duplicaram-se já os 10 hectares de alvarinho com uma nova plantação. E também em Vila Verde foram este ano plantados 10 hectares de loureiro, e mais um de padeiro, na Casa da Torre, propriedade dos jesuítas, com quem foi celebrado um contrato de exploração de prazo alargado.

É desta quinta, numa zona de confluência entre os rios Homem e Cávado, que vieram as uvas de padeiro para o novo espumante rosé. “Uma vinha com 30 anos plantada com brancas e tintas, com uvas extraordinárias que nos motivaram para avançar com a nova plantação”, explica a enóloga, que escolheu a Churrasqueira Chiote Monte da Mina por razões que ultrapassam a amizade que a liga ao proprietário, Jorge Almeida, um colega dos tempos de escola.

“Além da qualidade da comida, é um sítio acolhedor não só pelo espaço, mas pelo ambiente humano. E tem também serviço de copos e uma ligação especial ao projecto da Quinta do Hospital, é um dos nossos embaixadores”, rematou Antonina Barbosa.

Foto
Para o almoço com o crítico José Augusto Moreira, Antonina Barbosa, enóloga da Quinta Barão do Hospital, levou vinhos apostados em criar surpresa à mesa. Anna Costa

À MESA

Chiote Monte da Mina
Retail Rio Park, Monção

Refeição: Trilogia do mar (calamares, gambas ao alho e zamburiñas); Bacalhau à Monção (receita de Vítor Sobral); Costeletão de boi (29 dias de maturação); Crème brûlée e crumble de maçã

Vinhos: Barão do Hospital Padeiro espumante rosé brut nature 2020, Barão do Hospital Alvarinho Reserva espumante brut nature 2020, Barão do Hospital Loureiro 2020, Barão do Hospital Alvarinho 2020 e Barão do Hospital Alvarinho Reserva 2020


Este artigo foi publicado na edição n.º 12 da revista Singular.

Para saber mais sobre a política de conteúdos promovidos do PÚBLICO, clique aqui.

Sugerir correcção
Comentar