Navio de guerra espanhol persegue embarcação alegadamente sequestrada por piratas somalis

Força Naval da União Europeia diz que o navio espanhol “está a avançar rapidamente” para “avaliar os passos seguintes”.

Foto
Imagem de um ataque de piratas somalis a uma embarcação comercial em 2008 Reuters/HO

Um navio da Marinha espanhola está a deslocar-se na máxima velocidade na direcção de uma embarcação comercial que pode ter sido tomada por piratas somalis, informou esta sexta-feira a Força Naval da União Europeia - Operação Atalanta (EUNAVFOR).

“Com base nas primeiras informações disponíveis sobre o MV Ruen, o navio espanhol Victoria (…) da EUNAVFOR Operação Atalanta, está a avançar rapidamente na direcção da embarcação alegadamente sequestrada, para ter uma melhor percepção e avaliar os passos seguintes”, declarou a EUNAVFOR, num comunicado.

A UKMTO, do Reino Unido, já tinha informado esta sexta-feira ter recebido informações sobre uma tripulação que tinha perdido o controlo de uma embarcação que estava a caminho da Somália.

De acordo com a base de dados Equasis, a embarcação em causa tem bandeira de Malta e é gerida pela Navigation Maritime Bulgare, da Bulgária. A última vez que foi vista em mar aberto, na direcção do país da África Oriental, foi às 11h17 portuguesas.

Caso se confirme que houve sequestro, será o primeiro a envolver piratas somalis em vários anos. A comunidade internacional investiu fundos e meios para travar ataques do género, muito em voga há mais de uma década no golfo de Adém e no oceano Índico.

Sugerir correcção
Comentar