Loja A Vida Portuguesa do Chiado vai fechar para dar lugar a alojamento turístico

Estabelecimento aberto em 2006 na Rua Anchieta foi o primeiro da marca. “Temos de fazer uma reflexão sobre o comércio local em Lisboa”, diz Catarina Portas, que procura novo espaço.

Foto
Catarina Portas, que procura novo espaço no Chiado, diz ser necessário fazer uma reflexão profunda sobre impacto do turismo no comércio tradicional daniel rocha
Ouça este artigo
00:00
06:22

A marca A Vida Portuguesa vai encerrar a sua loja situada na Rua Anchieta, ao Chiado, dentro de cinco a seis meses, para dar lugar a uma actividade de apoio a um projecto de alojamento turístico, que já funciona no resto do prédio. A informação foi dada, ao final da manhã desta quarta-feira, através de um comunicado em que se lamenta o actual estado de pressão sobre grande parte do comércio do centro de Lisboa, incapaz de resistir ao peso do turismo de apelo imediato. “Tal como o turismo nos ajudou a passar a crise de 2008, hoje são os seus próprios agentes a condenar ao desaparecimento o comércio independente da cidade. Não somos uma excepção”, diz o texto partilhado, no qual se apela a uma reflexão mais alargada sobre as causas do fenómeno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 41 comentários