Cristiano Ronaldo foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos

Numa retrospectiva 2023 e do último quarto de século, Google diz que portugueses pesquisaram sobre a vinda do Papa a Portugal, Hamas e eleições de Março. António Costa foi dos nomes mais pesquisados.

Foto
Ronaldo "foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos globalmente" LUSA/JOSE COELHO
Ouça este artigo
00:00
02:20

Cristiano Ronaldo foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos, mundialmente. António Costa e o Papa Francisco lideram os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados em 2023, divulgou a Google.

“Neste ano em que a Google comemora os 25 anos, não se terá uma retrospectiva apenas de 2023, mas do último quarto de século como forma de mostrar quais os temas, os momentos, as personalidades e outros tópicos que foram os mais pesquisados no Google ao nível mundial” e “entre os atletas mais pesquisados surge uma das grandes figuras de Portugal (…), Cristiano Ronaldo”.

O jogador de futebol português “foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos mundialmente, o que equivale a mais um título para a sua extensa lista de conquistas”, refere a empresa tecnológica, em comunicado.

Em Portugal, “vários acontecimentos levaram os portugueses a recorrer à pesquisa Google em busca de mais informações”: “a transferência milionária de Enzo Fernández para o Chelsea chamou a atenção e também o tornou o jogador mais popular nas pesquisas do Google no país”.

“António Costa e o Papa Francisco lideram os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados” este ano, já que “os portugueses se interessaram pela vinda do Papa a Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, e pela demissão do ainda primeiro-ministro que culminou com a marcação de eleições para 10 de Março de 2024”.

Na categoria filmes, séries e programas mais populares na pesquisa em Portugal do Google em 2023 estão Oppenheimer, Barbie e Rabo de Peixe, e, na música, Pedro Mafama foi o cantor português que se destacou nas pesquisas no Google e colocou Portugal a cantar Olarilolé, Olariloléi.

“Os portugueses também ficaram bastante interessados pela vida amorosa de Shakira, fazendo com que a cantora colombiana entrasse numa das três primeiras colocações da categoria, liderada pela banda britânica de rock Coldplay”, lê-se na nota.

Tendo em conta a guerra em Israel e Gaza, os portugueses quiseram saber “O que é o Hamas?”, mais até do que saber sobre o chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT, refere a empresa tecnológica.

O Ano em Pesquisa da Google é um olhar anual para o top de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2023 na pesquisa, analisamos a agregação de biliões de pesquisas ao longo do ano” e as tendências “geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2023 relativamente a 2022”, explica o Google.

Sugerir correcção
Comentar