Rússia retira-se da Expo 2025 de Osaka

Rússia alega falta de comunicação com o Japão. Decisão foi tomada um dia antes de começar a venda de bilhetes para o evento, que tem sido marcado por atrasos na construção e obstáculos burocráticos.

Foto
Rússia alega falta de comunicação com o Japão, país organizador Reuters/SPUTNIK

A Rússia anunciou esta quarta-feira que não vai participar na Exposição Mundial de Osaka, em 2025, alegando falta de comunicação com o Japão, que já tinha referido a possibilidade de Moscovo não participar devido à invasão da Ucrânia.

A Rússia comunicou a retirada ao Gabinete Internacional de Exposições, embora não tenha detalhado quais os problemas de comunicação com o país anfitrião.

A decisão foi tomada um dia antes de começar a venda de bilhetes para o evento, que tem sido marcado por atrasos na construção e obstáculos burocráticos.

Questionado pela agência de notícias Efe, o Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico disse que ainda não tinha recebido qualquer comunicação oficial da Rússia.

Na semana passada, o governo japonês referiu a possibilidade de Moscovo não participar devido à invasão da Ucrânia e que este conflito não se enquadra no objectivo da exposição, que é "desenhar uma sociedade futura para a vida".

O anúncio da Rússia surge poucas semanas depois de também o México e a Estónia terem transmitido a mesma decisão ao Japão, e após vários países comunicarem, através dos canais diplomáticos, preocupações com os atrasos na construção dos respectivos pavilhões, decorrentes de, entre outras razões, dificuldades administrativas e problemas em encontrar empresas locais para realizar os projectos.

De acordo com dados da diplomacia nipónica, até 14 de Novembro, e excluindo a Rússia, que continua na lista, 159 países e nove organizações internacionais participam no evento.

Prevê-se que a Osaka Expo 2025 se realize entre 13 de Abril e 13 de Outubro de 2025, na ilha artificial de Yumeshima, na baía da cidade, e que o evento atraia cerca de 28 milhões de visitantes, segundo as autoridades japonesas. O início da contagem decrescente de 500 dias para o evento tem lugar esta quarta-feira.

Sugerir correcção
Comentar