Consentimento: o pedófilo e a sua vítima, uma história de amor

Realizada por Vanessa Filho a partir do livro de Vanessa Springora, é uma história que nos chega dos anos 80. Mas a intimidade e a violência não têm data, conjugam-se no presente.

Foto
Consentimento estreia-se esta semana. Jean-Paul Rouve e Kim Higelin como Gabriel Matzneff e Vanessa Springora Julie Trannoy
Ouça este artigo
00:00
05:15

A falta cometida por Consentimento, o filme, está afinal no facto de existir? É mais do que uma impressão que resulta de um vol d'oiseau sobre a recepção crítica em França da segunda longa-metragem de Vanessa Filho: como se com a passagem da literatura ao cinema, pelo facto de se tratar de uma adaptação cinematográfica de uma obra literária confessional e de combate pessoal que se tornou best-seller durante a pandemia e ainda pelo facto de ter sido ele próprio um filme de sucesso mais de meio milhão de espectadores em França, grande parte público jovem que assim se iniciou à matéria do livro de Vanessa Springora que antes lhe passara ao lado –, se tivesse deixado evidenciar uma mecânica de banalização e de despersonalização.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários