Missão em gruta dos Açores que simulou a Lua “abre portas” a viagens espaciais futuras

Os resultados da missão no interior de gruta da ilha Terceira vão ser publicados em livro.

Foto
Gruta do Natal, na ilha Terceira (Açores) Marc Bluhm

Um grupo de cientistas concluiu esta terça-feira numa gruta da ilha Terceira uma missão de sete dias em ambiente extremo a simular o encontrado na Lua, que "abre portas" a futuras missões, segundo a comandante da missão.

Ana Pires, comandante da missão Camões e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), disse aos jornalistas que a experiência na Gruta do Natal torna "possível explicar o que acontece em termos de fisiologia humana, que conforto se teve com os fatos e o que é necessário em termos de logística, como comida, higiene, trabalho de campo ou obter dados em tempo real".

Recolhidas amostras de rochas

O grupo de sete cientistas, de várias nacionalidades, procedeu à recolha de amostras de rochas e fez experiências com técnicas de armazenamento em gelo e congelação com azoto líquido.

"Para a parte da astrobiologia é importante ter as amostras bem conservadas", disse Ana Pires, adiantando que os resultados da missão vão ser publicados em livro.

Os investigadores criaram também um modelo a três dimensões da gruta "para se poder integrar todas as disciplinas e tudo o que se estudou", disse a comandante da missão que simulou viagem à Lua, que pretendeu também demonstrar as potencialidades dos Açores para experiências de simulação de ambientes extremos e estabelecer pontes com investigadores da Agência Espacial Europeia (ESA) e da agência espacial norte-americana NASA.

No exterior da gruta, uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial actuou como controlo da missão, com a colaboração da associação Os Montanheiros (que gere a Gruta do Natal), da Protecção Civil dos Açores e da Cruz Vermelha.

Sugerir correcção
Comentar