O sol nunca se põe na Taça de França

A mais inclusiva de todas as competições do futebol mundial começa com mais de sete mil equipas e algumas delas são voluntárias para irem jogar a milhares de quilómetros de distância.

Foto
A festa do JS Saint-Pierroise após eliminar o Niort DR
Ouça este artigo
00:00
07:25

Dos grandes impérios, daqueles que atravessaram oceanos e cobriram todas as latitudes do planeta, se dizia que, neles, o sol nunca se punha. Estava sempre no alto. Assim é a Taça de França, a competição de futebol mais inclusiva de todas. Todos os anos, mais de sete mil equipas de todos os cantos de França e de todos os escalões (15, da Ligue 1 ao nível mais baixo dos campeonatos regionais) entram em competição, a esmagadora maioria a partir da primeira eliminatória – para estas, chegar à final significa fazer 14 jogos, quase meio campeonato. E há equipas da terceira e da quarta divisão que já foram até ao jogo final. O que diferencia a “Coupe de France” de todas as outras taças é outra coisa. Há equipas que, todos os anos, atravessam oceanos para fazer um jogo de futebol.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários