Tribunal canadiano considera “inconstitucional” proibição de plásticos de uso único

Juíza considerou a lei de 2022, que entraria em vigor em 2024, “inconstitucional”. Acção foi movida por coligação das empresas de plástico que operam no Canadá. Governo já anunciou que vai recorrer.

Foto
Lei tinha como objectivo a diminuição de lixo no litoral Pexels
Ouça este artigo
00:00
02:16

“Irrazoável e inconstitucional”: foi assim que o Tribunal Federal do Canadá descreveu, na semana passada, a lei que iria proibir a venda de plástico de uso único no país e que deveria entrar em vigor em meados de 2024. Divulgada em 2022, a lei tinha como objectivo a diminuição dos resíduos de plástico, especialmente os de reciclagem difícil. O Governo canadiano anunciou esta segunda-feira que tenciona recorrer da decisão.

A acção foi apresentada pela Coligação para uma Utilização Responsável do Plástico, composta pelas empresas de plástico que operam no país e outras três empresas químicas que fabricam a matéria-prima.

O tribunal considerou que o Governo se tinha excedido ao classificar todos os objectos feitos de plástico como tóxicos, ao abrigo da lei que ficou conhecida como Canadian Environmental Protection Act. A lista contemplava algumas excepções: por exemplo, os objectos de plástico de uso médico.

De acordo com a juíza Angela Furlanetto, não está provado que os milhares de objectos que compõem a lista dos proibidos pelos Governo canadiano possam, de facto, ser nocivos para o ambiente ou saúde humana. O termo "toxicidade" também não está definido pela lei — e seria necessário para compor a lista dos objectos a proibir, entende o Tribunal, citado pelo canal Global News.

Contudo, mantém-se a proibição de fabrico e importação de plásticos de uso único como palhinhas, sacos de compras, talheres ou anéis para acondicionar latas. Mantêm-se, também, as proibições locais de alguns municípios, que não foram afectadas pela decisão.

No X (antigo Twitter), o ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Canadá, Steven Guilbeault, afirmou que “a ciência é clara: a poluição por plásticos está em todo o lado, prejudicando a vida selvagem e os seus habitats. Guilbeault afirma que a posição dos canadianos também é clara — e contrária ao embargo judicial. Por isso, o Governo vai recorrer.

O objectivo do Governo canadiano é eliminar os resíduos de plástico até 2030. De acordo com o plano original, a venda de artigos de plástico ficaria proibida a partir de 2024 (e as empresas obrigadas a fornecer soluções sustentáveis) e, um ano mais tarde, acabaria a importação de plástico.

Texto editado por Inês Chaíça

Sugerir correcção
Ler 3 comentários