No Canadá, há tanta procura por um quarto que há quem arrende metade da cama

O proprietário de um apartamento em Toronto especificou no Facebook que procurava uma inquilina para partilhar a cama durante um ano. A renda equivale a 600 euros.

Foto
Arrendar metade de uma cama para pagar menos de renda não é novidade — e até há um nome para isso, "hot bedding" Somnox Sleep/Unsplash
Ouça este artigo
00:00
02:03

O Canadá tem um dos mercados imobiliários mais caros da América do Norte e a situação na cidade de Toronto é prova disso. Num anúncio publicado em Outubro no Facebook Marketplace, um senhorio procurava especificamente uma inquilina para partilhar a única cama que existia no apartamento.

Segundo o Business Insider, o anúncio já foi removido, mas uma agente imobiliária da cidade decidiu guardar as imagens e publicar um TikTok a denunciar a oferta. O vídeo de Anya Ettinger, publicado a 22 de Outubro, tornou-se viral e conta, neste momento, com mais de 37 mil visualizações e 3331 partilhas.

Na legenda do anúncio, o proprietário escreveu que procurava “uma mulher descontraída” para partilhar a cama de casal por 900 dólares canadianos (quase 600 euros). A entrada seria dia 2 de Janeiro de 2024, sendo que, idealmente, a inquilina ficaria na casa durante um ano.

@aserealty just when you thought the Toronto rental market couldn’t get any worse, it did. Someone is trying to rent out a space in their queen sized bed in a downtown condo for $900/mo. And the worst part is that someone is actually going to rent this… SEND HELP #rentalmarket #roomrental #torontorentals #rentalcrisis #realestatefail ? BGM perfect for item description - Mi-on(???)

“Já partilhei o quarto que só tem uma cama queen-size com uma colega que encontrei no Facebook e funcionou muito bem”, acrescentou. Entre as condições para arrendar a cama, o proprietário exigia um depósito adiantado de 1900 dólares (1264 euros), incluindo a renda do primeiro e último mês, bem como 100 dólares (67 euros) para fazer cópias da chave do imóvel.

Para a imobiliária, o anúncio espelha a situação actual do mercado de arrendamento em Toronto, cidade com mais procura do que oferta. "Porque é que não investe em duas camas de solteiro e põe no quarto? Isto é uma loucura. Arrendar um espaço na cama por 900 dólares [canadianos] por mês? Não é de admirar que tantas pessoas detestem Toronto", opinou.

Ainda assim, escreve o mesmo jornal, arrendar metade de uma cama para pagar menos de renda não é novidade — e até há um nome para isso, "hot bedding". Um inquérito de 2021 da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, que contou com a participação de sete mil estudantes que viviam nesta cidade e em Melbourne, revelou que 3% já aceitou ofertas de arrendamento como esta para poupar ao final do mês.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários