De um quarto no Porto, Guilherme dá música à diáspora palestiniana

Meio Dia Meio Noite é o programa de José Guilherme Marques na Rádio Alhara, estação palestiniana. Passa só música, mas, em tempo de guerra, mostra como isso também pode ser soft power.

Foto
Meio Dia Meio Noite é o programa de Guilherme Marques na Rádio Alhara Nitram Rrap
Ouça este artigo
00:00
04:05

Todos os meses, José Guilherme Marques dá música à Rádio Alhara da Palestina. Meio Dia Meio Noite é um programa de rádio que é o resultado da curadoria de música – e apenas música — que o radialista de 35 anos faz. Mas como é que isto aconteceu?

Foi fruto de uma sequência de coincidências, como vai contando Guilherme ao P3. O jovem nasceu em Viseu, vive no Porto há uma década e é formado em Comunicação Multimédia. É professor universitário e fotógrafo freelancer, e, antes disso, passou pelo Canal180. Apenas uma coisa se manteve sempre: o gosto pela música.

O Meio Dia Meio Noite (MDMN) já era uma ideia antiga. A oportunidade de o tirar “da gaveta” surgiu quando foi ao festival Le Guess Who?, em Utrecht, Países Baixos, onde ficou a conhecer a estação Alhara e um dos fundadores, Yousef Anastas. Encontraram um gosto em comum, mantiveram o contacto. Foi aí que ganhou coragem para lhe apresentar o programa – e assim nasceu o seu “part-time” (ainda que não seja remunerado).

O conceito do programa é apresentar “música que, de alguma forma, remete para um ambiente de transição, dessa ideia de dia para a noite”. Remete para os “espaços de passagem” – locais “onde as pessoas não ficam muito tempo”. Ou, como neste caso, alude à passagem “de uma altura do dia para outra”: o programa passa às 17h, hora de Ramallah (15h em Portugal continental), e, dependendo da altura do ano, “há mesmo essa transição por volta dessa hora”, explicou.

A Rádio Alhara surgiu em 2020 como forma de comunicar com a diáspora palestiniana Nitram Rrap
Meio Dia Meio Noite é um programa mensal Nitram Rrap
Fotogaleria
A Rádio Alhara surgiu em 2020 como forma de comunicar com a diáspora palestiniana Nitram Rrap

Mas, afinal, o que escolhe para o seu programa? “Um bocado de folk, uma electrónica mais minimalista. Sei que isto é subjectivo, são coisas mais calmas, mais introspectivas, que é o que precisamos ao final do dia”, clarificou.

“Acredito cada vez menos em dividir a música por géneros, em caixas fechadas. Tenho a tendência de ver a música como um ambiente”, explicou.

Uma rádio entre “momentos de crise”

Yousef e Elias Anastas fundaram a rádio Alhara em 2020. Por causa da pandemia, a diáspora viu-se impedida de regressar a casa. A estação cumpria a missão de trazer um pouco da Palestina aos cidadãos expatriados. Com o estalar da guerra, a adaptação foi “natural”: “Uma estação que nasce em tempo de crise adaptou-se a outro momento de crise”, descreve Guilherme.

Assume que trabalhar com a rádio Alhara fê-lo ver “a ocupação”, como descreve, com outros olhos. Conhecer pessoas que de facto vivem as consequências (directas ou indirectas) da situação é diferente de informar-se apenas pelas notícias.

“O Yousef é da zona da Cisjordânia, não de Gaza, e sente as dificuldades de locomoção quando vai visitar a família”, ilustra. “Quando sabemos as coisas no abstracto, através dos meios de comunicação, é totalmente diferente de ouvir alguém que, na primeira pessoa, nos conta a sua relação com aquele território.”

Quando a rádio lhe lançou um repto – a Guilherme e a todos os outros colaboradores – para que virassem os holofotes para a guerra, não esconde que foi um “desafio complicado”, por não estar na Palestina e por ter um programa só de música.

Sentiu-se “a entrar em terreno” desconhecido, mas sabia que “tinha uma ferramenta ao seu dispor e que a devia aproveitar”. Na última edição de MDMN, cruzou um poema da poetisa e artista libanesa Etel Adnan, The Arab Apocalypse, e decidiu sair do seu “viés de pessoa que habita o mundo ocidental”, procurando “cruzar músicas apenas de artistas árabes”.

Vê com bons olhos esta mudança de tom no seu programa, “pelo desafio e pela oportunidade de exercer, não activismo, mas uma espécie de soft power através da música”.

“Sei que muitas pessoas sentem impotência nesta situação. Não estou a dizer que o que faço tem um impacto directo, mas acho que este tipo de coisas também ajuda. Não sou músico, mas expresso-me através da música e é desafiante fazer as pessoas pensar num tema tão complexo através do som sem palavras”, diz.

O programa MDMN pode ser ouvido no site da Rádio Alhara, nas emissões em directo. O arquivo dos programas pode ser encontrado no Mixcloud.

Texto editado por Inês Chaíça

Sugerir correcção
Comentar