Como uma alteração de critérios fez a Católica deixar de ser “a melhor universidade”

Ranking do Times Higher Education reviu a forma como media a produção científica e a instituição caiu mais de 600 posições. Coimbra, Lisboa e Porto têm agora a melhor representante nacional.

Foto
Católica foi a melhor universidade portuguesa em ranking britânico durante quatro anos, agora é décima José Fernandes
Ouça este artigo
00:00
06:26

Durante quatro anos, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi a “melhor universidade” nacional no ranking do Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados a nível global. Mas os critérios usados para medir a produção científica das instituições foram sempre contestados por vários especialistas, entre os quais o antigo presidente da agência de avaliação portuguesa Alberto Amaral. A publicação britânica aceitou, este ano, rever a sua fórmula. Resultado: a Católica passou de primeira para décima entre as representantes nacionais. As universidades de Coimbra, Lisboa e Porto são quem agora lidera.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 57 comentários