Ganhámos medo à rua e eles querem ajudar-nos a perdê-lo no caminho para a escola

Vários projectos, pelo país, testam a confiança dos pais no percurso casa-escola: um deles é a serpente Papa-Léguas. Porque tem de se perder medo à rua e dar mais autonomia às crianças.

Foto
Em Aveiro há comboios de bicicletas, em Évora joga-se à serpente Papa-Léguas Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
10:54

Portugal definiu para esta década metas ambiciosas para a mobilidade sustentável, mas para lá do impacto no controle das emissões do andar a pé e de bicicleta no dia-a-dia , há um outro efeito positivo desta política pública fundada na Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa que é menos traduzível em números, mas ficou bem patente num conjunto de iniciativas realizadas em Portugal, nas últimas semanas: é urgente promover a recuperação da autonomia no acesso e uso do espaço público por parte das crianças – e, por arrasto, por todos os que foram excluídos da rua.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários