Saúde mental, acessibilidade territorial, artes visuais, música e arquitectura: estes são alguns dos temas que vão marcar esta edição do DIA ESTUDANTE da Cultugest, em Lisboa. No dia 22 de Novembro, o programa vai ser dedicado a estudantes do ensino superior ou profissional e, para ires, só tens de te inscrever – é gratuito.
O programa está preenchido: há exposições, visitas guiadas e conversas. O dia começa às 10h com uma visita aos “bastidores” da Cultugest, guiado por quem lá trabalha diariamente.
Para as 12h está agendada uma conversa sobre saúde mental e juventude. Apesar de serem “os melhores anos” da vida, quando algo corre mal, a quem se pode recorrer? A conversa contará com a participação de Catarina Ruivo (Federação Académica de Lisboa), Olga Cunha (psicóloga na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Simão Van Zeller (que tem a página @atualmente no Instagram, sobre saúde mental).
Mais tarde, pelas 14h30, os vencedores do Concurso Caixa Para Jovens Artistas Adriana Proganó e João Gabriel juntam-se ao ao curador Bruno Marchand e à investigadora e artista Lígia Afonso para uma conversa sobre a condição dos jovens artistas em Portugal.
A arquitectura também entra na programação: “Cuidar de um país” é o mote para o debate que terá início às 18h. Os profissionais ligados à área — Désirée Pedro, Carlos Antunes e Maria Manuel Oliveira — vão estar à conversa sobre o papel da arte e arquitectura na resolução de diferentes problemáticas de estruturação territorial, da hiperconcentração da população em algumas zonas do país ao decréscimo do total da população.
A partir das 21h, o foco estará na música. O músico de electrónica Matthew Herbert alia-se ao baterista suíço Julian Sartorius para um concerto onde apresentam o álbum Drum Solo.
O dia conta ainda com uma feira de livros de arte, das 11h às 18h. A inscrição pode ser feita aqui, mas algumas actividades têm limite de lotação.
Desde que abriu portas, em 1993, a Culturgest tem-se dedicado à arte contemporânea, com uma programação regular no mundo das artes performativas, cinema, música e pensamento do presente.
Texto editado por Inês Chaíça