Quénia acrescenta novo feriado ao calendário – e diz que é para plantar árvores

O Governo decidiu que a 13 de Novembro se celebra o Dia Nacional da Plantação de Árvores e pediu ajuda à população para conseguir ter mais algumas. O objectivo é combater as alterações climáticas.

Foto
Quénia acrescenta novo feriado ao calendário – e diz que é para plantar árvores aiokr chen/Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:55

O Governo do Quénia decidiu ampliar o número de feriados nacionais e acrescentou mais um ao calendário. Na próxima segunda-feira, 13 de Novembro, é dia de descanso laboral, mas há uma espécie de dever nacional (ou patriótico, de acordo com as fontes oficiais): plantar árvores.

O Dia Nacional da Plantação de Árvores faz parte de um plano do Governo que tem como meta plantar 15 mil milhões de árvores no país até 2032, um esforço para minimizar “os efeitos devastadores das alterações climáticas”, escreveu no Twitter o ministro do Interior, Kithure Kindiki.

A desflorestação e agravamento da seca na região do Corno de África, da qual faz parte o Quénia, são dois dos maiores problemas que o país tem enfrentado nos últimos tempos. O facto de as árvores armazenarem carbono fez com o que o Governo queniano olhasse para elas como uma das formas de combater as alterações climáticas

No total, o Quénia decidiu reservar mais de 80 mil milhões de euros para aumentar a cobertura florestal — passando dos actuais 7% para mais de 10%, escreve o Guardian. Agora, pede a colaboração de todos os habitantes, que devem começar a escavar e regar as novas árvores.

“É um dia de contribuição, todos nós nos unimos para combater a crise das alterações climáticas”, acrescentou a ministra do Ambiente, Roselinda Soipan Tuya, citada pelo mesmo jornal.

Apesar de não ser uma medida comum, o Quénia não é o primeiro território a instaurar um feriado para plantar árvores. A ideia original pertence ao estado norte-americano do Nebrasca que, em Abril de 1872, decidiu incentivar os habitantes a fazer o mesmo na paisagem árida, atribuindo prémios monetários como incentivo. Segundo a associação Arbor Day Foundation, estima-se que tenham sido plantadas um milhão de árvores nesse ano. Em 1885, o dia 22 de Abril, Dia da Árvore, passou a ser um feriado oficial nesse estado — e, gradualmente, começou a ser assinalado em todos os estados dos EUA.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários