“Apagão” deixa mais de dez milhões de australianos sem telecomunicações

Operadora Optus disse que estava a esforçar-se para localizar e reparar a falha, que derrubou os sistemas de pagamento electrónico e interrompeu as linhas telefónicas dos serviços de emergência.

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Rede móvel e fixa da operadora autraliana Optus deixou de funcionar Reuters/STAFF

Mais de dez milhões de australianos ficaram esta terça-feira sem acesso à internet e aos serviços telefónicos, depois de uma falha, ainda por explicar, ocorrida numa das maiores empresas de telecomunicações do país.

A operadora Optus disse que estava a esforçar-se para localizar e reparar a falha, que derrubou os sistemas de pagamento electrónico e interrompeu as linhas telefónicas dos serviços de emergência.

"Não há qualquer indicação" de que a falha de energia tenha sido resultado de pirataria informática ou de um ataque cibernético, disse a directora executiva da empresa, Kelly Bayer Rosmarin, à emissora australiana ABC.

O Governo australiano indicou que os telefones móveis e fixos, bem como a internet de banda larga, foram afectados.

Dezenas de hospitais não conseguiam receber chamadas telefónicas e os telefones fixos da rede Optus não conseguiam contactar os serviços de emergência.

A hora de ponta foi caótica na cidade de Melbourne depois da "falha de comunicações" ter interrompido os serviços ferroviários.

As interrupções ocorrem pouco mais de um ano depois de dados pessoais de mais de nove milhões de clientes da Optus terem sido furtados num ataque informático.

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