E a secular “Casa do Governador” em Serpa veio mesmo abaixo

Há três anos que se receava a derrocada do edifício datado do século XVI. As chuvas fortes das últimas semanas precipitaram o desmoronamento de parte da estrutura.

Foto
Ouça este artigo
00:00
05:13

Desde 2021 que Maria da Conceição Crujo temia que a “Casa do Governador”, erguida no século XVI na zona histórica de Serpa, viesse abaixo dado o estado de degradação em que se encontrava. Nos últimos dias, a chuva intensa foi aumentando a visibilidade das fissuras na parede mestra do edifício, que já se apresentava abaulada e a iminência de uma derrocada estava a deixar nervosos os dois moradores que têm o velho edifício mesmo em frente das suas portas. Até que, na última quinta-feira, parte da casa veio mesmo abaixo e a estrutura que resta ameaça ruir a qualquer momento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar