Câmara de Leiria atribui 819 mil euros a três IPSS para construção de creches

Construção de creches representa uma prioridade no concelho face ao aumento da procura de serviços por parte da população. Projetos contemplados são também comparticipados pelo PRR.

Foto
A vereadora com o pelouro da Acção Social divulgou o aumento da oferta do concelho para mais de 200 crianças ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

A Câmara de Leiria atribuiu 819 mil euros a três instituições particulares de solidariedade social (IPSS) para a construção de creches, o que vai permitir mais 126 lugares para crianças, foi hoje anunciado.

Numa nota de imprensa, o município informa que assinou na segunda-feira "contratos-programa de apoio financeiro com três instituições do sector social do concelho, num montante de 819 mil euros, com o objectivo apoiar a construção de creches, criando mais 126 lugares para crianças".

Segundo a autarquia, esta medida representa "uma importante resposta social na área da infância".

A Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, a Academia Cultural e Social da Maceira e o Centro Social Paroquial Paulo VI foram as entidades contempladas com este apoio, sendo os respectivos projectos também comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), adiantou.

As três entidades recorreram ao projecto modelo das creches que foi desenvolvido pelo município e disponibilizado gratuitamente, disse fonte da Câmara à agência Lusa.

Na sessão de assinatura dos contratos-programa, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, citado na nota de imprensa, realçou o importante papel desempenhado pelas IPSS na resposta às necessidades sociais mais prementes.

Por outro lado, considerou que a construção de creches constitui uma prioridade no concelho, nomeadamente para dar resposta à elevada procura que Leiria regista de população que aqui pretende residir e trabalhar.

O município esclareceu ainda que "a construção de creches responde a necessidades de prioridade elevada diagnosticadas e identificadas nos instrumentos de planeamento do Plano Local de Acção Social de Leiria".

Em Agosto do ano passado, a autarquia anunciou que elaborou um projecto modelo para a criação de creches que está a disponibilizar a instituições do concelho que vão avançar com esta resposta social.

De acordo com a Câmara, o projecto para a resposta social de creche, que foi disponibilizado às instituições que pretendessem candidatar-se com este modelo, está disponível para outras entidades congéneres do concelho, para beneficiarem de uma redução dos custos relativos à elaboração dos projectos e ainda ganhos de tempo.

Em Julho, a vereadora com o pelouro da Acção Social, Ana Valentim, divulgou que o concelho de Leiria iria aumentar a oferta para mais de 200 crianças com a construção e ampliação de novas creches, com financiamento do PRR.

Na ocasião Ana Valentim, adiantou que das candidaturas aprovadas três instituições vão beneficiar deste projecto tipo (modelo) para a instalação de creches, a Academia Cultural e Social da Maceira, o Centro Social Paroquial Paulo VI e da Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira.

Outras três, com apoio do PRR para a mesma resposta, são a Fundação Santa Margarida do Arrabal, a AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes e a Associação de Desenvolvimento Social da Loureira, esta última a quem o município cedeu uma escola desactivada para implementação de uma creche. "Estas têm projecto próprio", disse a vereadora.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários