Surto de legionella encerra piscinas municipais e balneários do estádio de Olhão

Encerramento foi decretado após detecção da bactéria em análises de rotina. Não há notícia de casos de doença.

Foto
Imagem de arquivo de uma piscina pública Nelson Garrido

Um surto de legionella originou o encerramento temporário do complexo das piscinas municipais e dos balneários do Estádio Municipal de Olhão, revelou hoje o município do distrito de Faro.

Em comunicado, a Câmara de Olhão adiantou terem sido detectados indícios do desenvolvimento de culturas de legionella naqueles dois equipamentos, após uma monitorização das águas quentes sanitárias dos equipamentos desportivos públicos municipais.

Em articulação com a Autoridade de Saúde, a autarquia decretou o encerramento de todo o complexo das piscinas, "para dar lugar a uma intervenção mais profunda, que poderá ter que passar pela substituição dos componentes do sistema de águas quentes".

De acordo com a autarquia, o encerramento de todo o complexo das piscinas acontece porque os procedimentos necessários à erradicação da bactéria não surtiram, ainda, o efeito desejado.

No que diz respeito ao Estádio Municipal, aguardam-se "os resultados da última contra-análise efectuada, que ditará, se negativa, a reabertura dos balneários".

Perante os indícios de um surto de legionella, foi determinado o encerramento temporário imediato dos balneários das duas instalações, para efectuar os procedimentos necessários à sua erradicação, "nomeadamente através de choques térmico e químico tendentes a controlar a propagação", lê-se na nota.

"Apesar do maior investimento em recursos financeiros e humanos e à máxima atenção prestada a este assunto, tem aumentado o número de ocorrências de suspeitas e desenvolvimento de culturas de legionella nos equipamentos municipais", refere a autarquia.

Apesar dos constrangimentos que estes encerramentos provocam aos utilizadores, o município considera "fundamental proceder à erradicação da bactéria por todos os meios necessários, para garantir o acesso em segurança a todos os munícipes".

Sugerir correcção
Comentar