Lonely Planet: Caminho Português de Santiago entre as “melhores viagens para 2024”

“Mais do que uma rota de peregrinação”, o caminho português até Compostela é “uma viagem panorâmica por Portugal e Espanha”. É também a única proposta lusa no Best in Travel 2024 da Lonely Planet.

Foto
Caminho Português de Santiago entre as escolhas da Lonely Planet para viajar em 2024 Nelson Garrido (Arquivo)
Ouça este artigo
00:00
01:58

Com o final do ano a aproximar-se, começam a surgir as listas de propostas de viagem já com o horizonte em 2024. Na Lonely Planet isso significa mais um lançamento do seu Best in Travel, desta vez inspirado no meio século de aniversário que o gigante do sector celebra este ano com “50 destinos para 50 anos de viagens”.

As propostas dividem-se entre Países, Regiões, Cidades, Sustentabilidade, e Qualidade-preço, com dez escolhas para cada categoria. E é na Sustentabilidade que surge a única sugestão em território português deste ano: o Caminho Português de Santiago.

“Mais do que uma rota de peregrinação”, o percurso de 620km de Lisboa a Santiago de Compostela é “uma viagem panorâmica por Portugal e Espanha a pé ou de bicicleta”, passando por “igrejas românicas, rios e aldeias antigas”, destaca a Lonely Planet.

“Passe a noite em albergues detidos por proprietários locais, jante em restaurantes tradicionais e visite pequenas vilas que enfrentaram dificuldades enquanto os seus residentes migravam para as grandes cidades.” Em destaque: “as vinhas, vilas medievais e rios de montanha” que acompanham o Caminho de Torres, “uma rota alternativa” que liga Salamanca ao Norte de Portugal, sugere a publicação.

Nos países, é para a Mongólia, Índia e Santa Lúcia (Caraíbas) que a Lonely Planet aponta o “melhor das viagens” em 2024, respectivamente. Enquanto nas regiões lidera Montana (Estados Unidos), Donegal (Irlanda), e a rota de bicicleta por Trans Dinarica (Balcãs Ocidentais). Já Naioribi (Quénia), Paris (França), e Montreal (Canadá) compõem o top 3 das melhores cidades para viajar no próximo ano.

Se os planos tiverem como foco a sustentabilidade, a publicação internacional aposta no Equador, Espanha e Patagónia, enquanto a melhor relação qualidade-preço poderá ser conseguida na Polónia, no Midwest (Estados Unidos) ou na Nicarágua, sugere a Lonely Planet.

Sugerir correcção
Comentar