Chandler Bing, um néon de ironia à porta do novo milénio

A crítica chama-lhe “ninja do sarcasmo” e sublinha como a fronteira entre conforto e desconforto se diluía em Matthew Perry. A sua personagem em Friends fundava-se nessa ambiguidade.

Foto
Matthew Perry como Chandler Bing em Friends DR
Ouça este artigo
00:00
07:13

Há um episódio de Friends em que Chandler Bing fica impedido de agir como Chandler Bing: não pode fazer comentários sarcásticos reactivos. Foi inicialmente transmitido a 7 de Janeiro de 1999 e nele as personagens tentavam executar as suas resoluções para o ano novo. O ano pré-novo milénio, mesmo a meio das dez temporadas da triunfante caminhada de Friends para o domínio mundial da cultura popular. Duas décadas mais tarde, nem todas as resoluções dos seis amigos se mostram certeiras para definir a personagem que ajudou cada um deles a tornarem-se categorias em jogos “qual dos Friends és?”. Mas Chandler Bing a não ser Chandler Bing faísca como um néon, iluminando o significado da sua figura numa série “feel good” e num momento de viragem cultural: a ironia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários