O veleiro Tara parou no Porto a meio da criação do atlas da costa europeia

Navio francês está a caminho da volta à Europa: recolha de sedimentos e microrganismos permite monitorizar biodiversidade e poluição, mas também apoiar a investigação da resistência a antibióticos.

Foto
Dentro do veleiro Tara viajam 14 pessoas por toda a costa da Europa ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
10:46

À primeira vista, o veleiro Tara não é tão imponente quanto se podia perspectivar – apesar dos seus 36 metros de comprimento. As expedições no Árctico ou no oceano Pacífico ao longo das últimas duas décadas contam outra história. Agora é um dos elementos essenciais na viagem entre o mar Báltico e o mar Mediterrâneo, cujo intuito é criar um atlas de toda a linha costeira da Europa, desde a costa terrestre ao mar alto (uma combinação incomum). É a oportunidade de obter um retrato perfeito da situação actual, desde a poluição à resistência aos antibióticos, e comparar diferentes regiões europeias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários