No MAC/CCB a Colecção Berardo ainda fala mais alto, mas já conversa com outras

Novo museu abre na sexta-feira. Chega à arte do presente e também à que se faz fora da Europa e dos EUA. As colecções Ellipse e Teixeira de Freitas têm forte expressão, a do Estado é ainda tímida.

#MVR Matilde Fieschi - Em visita guiada com o administrador Delfim Sardo ao novo museu de arte contemporanea do CCB (antigo museu berardo)  - 23 de Outubro de 2023.
Fotogaleria
O novo MAC/CCB combina várias colecções. Aqui duas esculturas suspensas de Juan Muñoz e obras de Robert Gober (no chão) e David Hammons (ao fundo) MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - Em visita guiada com o administrador Delfim Sardo ao novo museu de arte contemporanea do CCB (antigo museu berardo)  - 23 de Outubro de 2023.
Fotogaleria
Momento da montagem de Fio, obra de Cildo Meireles que abre a exposição Objecto, Corpo e Espaço MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - Em visita guiada com o administrador Delfim Sardo ao novo museu de arte contemporanea do CCB (antigo museu berardo)  - 23 de Outubro de 2023.
Fotogaleria
Arms & Legs (Specific. Elbows & Knees), de John Baldessari MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - Em visita guiada com o administrador Delfim Sardo ao novo museu de arte contemporanea do CCB (antigo museu berardo)  - 23 de Outubro de 2023.
Fotogaleria
Ao centro, uma pintura de Julião Sarmento, primeira doação para o novo MAC/CCB MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - Em visita guiada com o administrador Delfim Sardo ao novo museu de arte contemporanea do CCB (antigo museu berardo)  - 23 de Outubro de 2023.
Fotogaleria
Beautiful Black Men #4, #5 e #6, de Glenn Ligon MATILDE FIESCHI
Ouça este artigo
00:00
10:05

Pelas salas estavam ainda espalhados escadotes, cadeiras, baldes, aspiradores e caixas de ferramentas. Havia esculturas fora do sítio e pinturas tapadas com plástico para que o pó não as cobrisse enquanto se arranjava o soalho ou se montavam projectores. A cinco dias da inauguração, nas galerias do novo Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB) estava já quase tudo no seu lugar, sem que isso deixasse sem trabalho a equipa que nos últimos meses reinventou a exposição agora instalada nos espaços que durante 15 anos serviram de casa ao Museu Colecção Berardo, entretanto extinto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários