Deputados do PSD levam eutanásia ao TC e perguntam se a vida humana é inviolável

Requerimento ao tribunal começa por questionar se eutanásia viola o princípio do direito à vida, para tentar derrubar a lei. E, por precaução, aponta mais duas dezenas de inconstitucionalidades.

Foto
Os juízes do Tribunal Constitucional já receberam em Junho um outro pedido de fiscalização da constitucionalidade da lei, feito pelo presidente do parlamento madeirense. Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
03:09

Cinco meses depois da promulgação pelo Presidente da República, a lei da morte medicamente assistida ainda não entrou em vigor porque o Governo não a regulamentou (o prazo era de 90 dias e terminou no final de Agosto), mas o PSD cumpre a promessa que deixara no dia da votação e vai entregar ao Tribunal Constitucional (TC), na próxima sexta-feira, dia 27, o pedido de fiscalização sucessiva do diploma. Acompanhado de uma ressalva: que o TC "aprecie o processo com prioridade e urgência".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 30 comentários