No interior despovoado, o automóvel é a solução para suprir falta de transportes

A dependência do carro para as deslocações pendulares nos “municípios de baixa densidade” populacional é idêntica à do resto do país, revela estudo. Mas taxa de motorização é muito superior.

Foto
As deslocações pendulares são maioritariamente feitas de automóvel em todo o país Paulo Pimenta / PUBLICO
Ouça este artigo
00:00
06:44

Sem surpresas, é um retrato altamente contrastado. De um lado, os municípios com maior densidade populacional, situados maioritariamente no litoral do país, e em particular nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Do outro, todos os outros, qualificados como de baixa densidade populacional, por regra localizados no interior. E é nestes que se concentra a maior dependência dos residentes em relação ao automóvel particular – o que coincide com a escassez da oferta de transportes públicos. Uma realidade confirmada por um estudo realizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) incidindo sobre deslocações pendulares, agora divulgado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 22 comentários