Alucinação coletiva

Foi uma pena os académicos de Oxford publicarem o estudo em 2021 e não esperarem para poderem incluir o espetacular caso de um país em tudo diferente, no qual a pandemia ajudou os alunos...

Ouça este artigo
00:00
06:21

Um dos artigos mais conhecidos sobre escolas encerradas durante a pandemia é de Per Engzell, Arun Frey e Mark D. Verhagen, da Universidade de Oxford. Os autores analisam os resultados de provas de aferição, entre 2017 e 2020, de alunos entre os 8 e os 11 anos de idade, num total de 350 mil provas de Matemática, Leitura e Ortografia. Nos Países Baixos, os alunos do ensino básico fazem provas de aferição duas vezes por ano – ao longo dos meses de janeiro e fevereiro e ao longo dos meses de junho e julho. Como as escolas fecharam durante oito semanas a partir de 16 de março de 2020, os autores têm informação acerca de cada aluno antes e depois do encerramento. O estudo tornou-se uma referência devido à qualidade da informação usada para estimar os impactos da pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários