O Lokomotiv rumo a novas paragens desconhecidas

Para celebrar os 25 anos do trio que junta Carlos Barretto, José Salgueiro e Mário Delgado, foi chamado um novo elemento, Ricardo Toscano. Álbum é apresentado quarta-feira no Liceu Camões, em Lisboa.

Foto
Mário Delgado, José Salgueiro e Carlos Barretto: 25 anos do Lokomotiv agora com o saxofone de Ricardo Toscano (segundo a contar da esquerda) CCIMAGEMLX
Ouça este artigo
00:00
04:46

Nada como uma efeméride para combater alguma assumida preguiça na composição. Já em 2018, Carlos Barretto tinha voltado a juntar nove temas inéditos para dar um novo fôlego ao trio que vinha mantendo com José Salgueiro e Mário Delgado. Ao chegar a 2023, Barretto viu no horizonte “as bodas de prata” do grupo e “não quis deixar em branco” a data. São 25 anos que se cumprem desde que os três músicos, oriundos do jazz mas com uma largueza de referências que se estende à música popular portuguesa, ao rock e à música escrita contemporânea, se juntaram pela primeira vez no álbum Suite da Terra. E foi então, com o número 25 a bailar-lhe na cabeça e a pedir-lhe acção, que Barretto voltou a convocar os seus dois compagnons de route, arregaçou as mangas, pediu tréguas à preguiça e começou a preparar alguns dos temas que compõem o álbum 25, agora lançado em edição de autor e com apresentação ao vivo nesta quarta-feira, no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar