Paris mobiliza 7 mil soldados na sequência de ataque islamista em Arras

Primeira-ministra elevou o alerta antiterrorista ao mais alto nível devido ao ataque em Arras, que deixou também três pessoas feridas.

Foto
Arras, França. Professor foi morto numa escola secundária por um russo-checheno de 20 anos EPA/TERESA SUAREZ

Até 7000 soldados da operação Sentinelle foram mobilizados em toda a França até segunda-feira, depois de na sexta-feira um professor ter sido morto numa escola secundária de Arras por um russo-checheno de 20 anos.

A informação, confirmada pela presidência francesa, surge pouco depois de a primeira-ministra, Élisabeth Borne, ter elevado o alerta antiterrorista Vigipirate ao mais alto nível devido ao ataque em Arras, que deixou outras três pessoas feridas.

A operação Sentinelle foi lançada em 2015 pelo então Presidente, o socialista François Hollande, devido à vaga de atentados jihadistas que atingiu o país nesse ano (atentados do Bataclan e Charlie Hebdo).

Este sistema, activo desde então, conta com 10 mil efectivos, dos quais 3 mil na reserva, e é mobilizado em função dos alertas terroristas.

Desde 2012, os atentados terroristas jihadistas em França mataram 272 pessoas e feriram 1200, nomeadamente em 2015 e 2016.

O jovem checheno, que foi detido durante o atentado e está a ser interrogado pelas autoridades, estava a ser seguido pelos serviços secretos franceses pelas suas afinidades islamistas e foi mesmo interrogado pela polícia na véspera do atentado.

Os agentes libertaram-no em seguida, pois não encontraram qualquer indício de perigo.

O agressor pertence a uma família russo-chechena que chegou a França em 2008 e que tentou ser deportada em 2014, embora apenas o pai tenha sido finalmente deportado vários anos depois.

A extrema-direita pediu a demissão do ministro do Interior, Gérald Darmanin, por ter subestimado o perigo.

Darmanin disse na sexta-feira no canal TF1 que "há certamente uma ligação entre o que aconteceu e o Médio Oriente", em referência à situação de guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Sugerir correcção
Comentar