Disse “censura”?

A quem interessa minar a reputação do CES? A quem o pensamento crítico incomoda? A outros centros de investigação? A quem, no CES, levou a cabo um golpe contra certas orientações epistemológicas?

A retirada do capítulo do livro da Routledge em que o CES [Centro de Estudos Sociais] e, sobretudo, três dos seus investigadores são alvo de acusações graves, até agora apenas baseadas em rumores e pichagens de paredes, veio reacender o debate sobre a liberdade de expressão e sobre a censura. O capítulo, cuja cientificidade refutei num outro artigo de opinião (a falta de ética e de rigor científico do capítulo tinham, de resto, já sido denunciados à Routledge por seis reconhecidas cientistas sociais feministas), violava a lei inglesa por conter acusações criminais não-anónimas: duas das autoras indicavam a instituição onde tinham feito a sua formação e a terceira enviara um email a várias pessoas, corroborando os nomes da instituição e dos investigadores visados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar