Covid-19: professor que chamou “chalupa” a médica negacionista foi absolvido pelo tribunal

A juíza considera que as expressões usadas pelo professor para se referir à médica “são grosseiras e despropositadas”, mas frisa que o direito penal não pode intervir sempre que a linguagem incomoda.

Foto
Doente de covid-19 no Hospital Beatriz Ângelo (em Loures) no início da pandemia, em Maio de 2020 Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
10:17

No auge da pandemia da covid-19, Pedro Abreu, professor de Química aposentado da Universidade Nova de Lisboa, insurgiu-se contra a desinformação científica difundida por médicos do movimento Médicos pela Verdade – e decidiu fazer uma série de publicações no seu perfil no Facebook, ao longo de 2020. A anestesiologista Maria Margarida de Oliveira, fundadora daquele movimento, estava entre os visados. “Duas burras e um burro com estetoscópios ao pescoço” e “até onde chega a estupidez e loucura da seita Médicos pela Verdade” foram algumas das coisas escritas por Pedro Abreu no Facebook. Maria Margarida de Oliveira processou-o por difamação. Mas o tribunal absolveu Pedro Abreu desse crime, numa sentença de 14 de Setembro. O caso segue para recurso, segundo o advogado da médica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 48 comentários