Estudantes da Universidade de Coimbra acampam por uma habitação digna

Os estudantes vão acampar segunda-feira à noite junto à Faculdade de Letras, um protesto por uma habitação digna organizado pela Associação Académica de Coimbra (AAC).

Foto
Estudantes pernoitaram na Praça Gomes Teixeira, no Porto, em 2018 NELSON GARRIDO

Os estudantes universitários vão voltar a levar tendas para a frente da universidade, desta vez em Coimbra. João Caseiro, presidente da associação académica, explicou à agência Lusa que o acampamento será montado entre a Faculdade de Letras e a Biblioteca Geral de Coimbra. O protesto, que pretende chamar a atenção para a falta de habitação de qualidade e a preços acessíveis para os estudantes, começa às 20h e termina na madrugada de terça-feira.

Apesar de algumas medidas já tomadas pelo governo, “os preços continuam a aumentar. Neste momento, o alojamento é a maior problemática e corremos sérios riscos de, a curto prazo, caso os preços continuem a aumentar, não haver condições para albergar estudantes deslocados”, explicou o líder estudantil à agência Lusa.

O presidente da AAC acrescenta que a habitação é “o principal entrave à frequência do ensino superior”. Para além da regulação do mercado, João Caseiro acredita na importância do aumento da oferta pública de habitação, acrescentando que o Plano Nacional para o Alojamento do Ensino Superior é um “fracasso”.

O estudante diz ser "difícil encontrar quartos abaixo dos 250 euros sem despesas” e os que existem pecam nas condições ou na falta de contrato.

Sobre as condições, o presidente da AAC referiu à Lusa que “há casos de pessoas que vivem em estúdios partilhados e mais estudantes a viver em zonas periféricas”. Porém, acrescenta que este acampamento será uma oportunidade de “discutir e ouvir” os problemas que cada estudante enfrenta.

Sugerir correcção
Comentar