Autoridades encerram posto GPL no Algarve para garantir segurança da população

O posto não estava licenciado, não tinha seguro obrigatório de responsabilidade civil, nem autorização de funcionamento do reservatório GPL (ESP). Não foi especificado a localização exata do posto.

Foto
ENSE realizou a fiscalização de 28 postos de GPL Auto em todo o país Adriano Miranda

As autoridades encerraram um posto de abastecimento de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) no Algarve, que será desmantelado por representar um "potencial perigo" para a população local, anunciou a Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE).

Em comunicado, a ENSE adiantou ter procedido à selagem do posto, cuja localização exacta não especificou, tendo este sido "totalmente removido, garantindo assim a segurança dos residentes da área".

De acordo com esta entidade, foram ainda tomadas medidas para o desmantelamento do posto, que não estava licenciado, não tinha seguro obrigatório de responsabilidade civil, nem autorização de funcionamento do reservatório GPL (ESP).

O GPL Auto também não tinha controlo metrológico do manómetro de pressão do reservatório, entre outros "graves riscos para segurança e saúde de pessoas e bens", sublinha a ENSE, que selou o posto durante uma acção de fiscalização de âmbito nacional.

Nessa acção, que terminou na sexta-feira, a ENSE realizou a fiscalização de 28 postos de GPL Auto em todo o país.

Durante estas acções, que envolveram a recolha de evidências para posterior análise, foi dada especial atenção às condições de segurança necessárias para o funcionamento desses postos de abastecimento.

"Estas acções têm como objectivo principal garantir o cumprimento da legislação em vigor, bem como o cumprimento das regras de segurança e garantir a livre concorrência de mercado", conclui.

A Lusa tentou saber a localização do posto encerrado, mas fonte oficial da ENSE rejeitou divulgar essa informação, sublinhando que as acções de fiscalização pretendem esclarecer a população sobre estes casos, mas sem causar alarme.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários