Peru decreta estado de emergência em nove distritos para combater insegurança

Estado de emergência irá vigorar por 60 dias. Polícia Nacional mantém o controlo da ordem interna e ficam suspensos os direitos à inviolabilidade do domicílio, à liberdade de trânsito e de reunião.

Foto
Presidente peruana, Dina Boluarte, em conferência de imprensa Reuters/ANGELA PONCE

O Peru decretou na terça-feira o estado de emergência em dois distritos de Lima e sete na região de Piura para combater a insegurança nas ruas com o apoio das Forças Armadas e da Polícia Nacional.

Com esta decisão do governo da Presidente peruana, Dina Boluarte, somam-se mais seis distritos do que o anunciado na segunda-feira, sendo que o estado de emergência irá vigorar por 60 dias.

A Polícia Nacional mantém o controlo da ordem interna, com o apoio das Forças Armadas, sendo que a instituição policial determina as áreas onde esse apoio é necessário, acrescenta-se no decreto.

Da mesma forma, durante o estado de emergência, são suspensos os direitos à inviolabilidade do domicílio, à liberdade de trânsito, à liberdade de reunião e à segurança pessoal.

Os eventos sociais e espectáculos são suspensos entre as 00h e as 4h nestes territórios.

A decisão foi tomada depois de uma discoteca em San Juan de Lurigancho ter sido atacada por desconhecidos com um engenho explosivo, numa acção que causou dez feridos, na sexta-feira.

Sugerir correcção
Comentar