PS cada vez mais confortável com estrangeiros nas Forças Armadas. Língua é “ultrapassável”

Vasco Lourenço diz que os militares estrangeiros são “mercenários”, considerando a ideia uma “aberração própria das mentes que não têm a mínima ideia do que é a instituição militar em Portugal”.

ministerio-defesa,forcas-armadas,marcelo-rebelo-sousa,politica,ps,governo,
Fotogaleria
Cerimónia da Liga dos Combatentes no Forte do Bom Sucesso,Cerimónia da Liga dos Combatentes no Forte do Bom Sucesso Maria Abranches,Maria Abranches
ministerio-defesa,forcas-armadas,marcelo-rebelo-sousa,politica,ps,governo,
Fotogaleria
Marcos Perestrello e um comandante da Marinha, no cabo da Roca Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
06:36

A ideia de aceitar nas Forças Armadas estrangeiros — atribuindo-lhes, em troca do serviço, cidadania, e ultrapassando assim a necessidade de haver revisão constitucional — ganha força dentro da bancada do PS. O presidente da Comissão de Defesa, Marcos Perestrello, é a favor — e nem sequer coloca o domínio do português como necessário. Os militares também se posicionam: o major-general Vieira Borges concorda (mas restringiria o universo à CPLP) e o general Vasco Lourenço considera uma “aberração”. Marcelo já se mostrou mais favorável, parecendo agora aproximar-se da ministra da Defesa, que é cautelosa quanto à solução.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 45 comentários