Fim-de-semana na TV: de terras com e sem lei ao assassino do zodíaco

O fim-de-semana tem ainda vários Batman, Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, Birds of Prey, o fim desta temporada de Conta-me Como Foi, Ana Laíns e As Regras do Ângelo.

Foto
Zodiac, de David Fincher, passa no domingo DR
Ouça este artigo
00:00
08:38

CINEMA

Batman
AXN, sábado, 13h15

O AXN dedica o dia ao Batman, o super-herói criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger. Tudo começa com Batman, de 1989, o filme de Tim Burton que trouxe, na pele de Michael Keaton, o herói ao grande ecrã. Prossegue com Batman Regressa, também de Burton, de 1992, seguindo-se os dois Batman de Joel Schumacher, Batman Para Sempre, de 1995, e Batman e Robin, de 1997, respectivamente com Val Kilmer e George Clooney. Saltando os filmes de Christopher Nolan, o quinto Batman do dia é Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça, de 2016, assinado por Zack Snyder.

Mad Max- Além da Cúpula do Trovão
Hollywood, sábado, 22h25

O Hollywood dedica os sábados à saga Mad Max, as aventuras pós-apocalípticas do ex-polícia Max Rockatansky por um mundo que reflecte a desolação e as maleitas que o seu criador, George Miller, viu quando era, antes de virar argumentista e realizador, médico na Austrália dos anos 1970. Este é o terceiro filme da saga, datado de 1985, em que Max (Mel Gibson) encontra Bartertown, uma cidade criada pela poderosa Aunty Entity (Tina Turner, que cantou We Don’t Need Another Hero na banda sonora), e várias crianças.

The Bad Batch - Terra Sem Lei
Cinemundo, sábado, 22h30

Uma jovem mulher de nome Arlen é tatuada e deixada sem sentidos num lugar sem lei. Ao acordar, vê-se presa e amordaçada por um grupo de canibais que lhe arrancam um braço e uma perna para se alimentarem. Quando consegue escapar, arrasta-se pelo deserto de skate até encontrar Comfort, uma povoação que, apesar de inóspita e isolada, se revela um lugar seguro. Os seus ferimentos são tratados e é-lhe dada uma prótese que a permite voltar a andar. Meses depois, Arlen encontra uma mulher e uma menina à procura de alimento numa lixeira. Reconhecendo-as como fazendo parte da tribo de canibais que a capturou, Arlen mata a mulher e leva a criança para Comfort. Algum tempo mais tarde, encontra Miami Man, que lhe diz ser o pai da criança e que exige que lha entregue. Com Jason Momoa, Suki Waterhouse, Giovanni Ribisi, Jim Carrey, Diego Luna e Keanu Reeves, um filme escrito e realizado por Ana Lily Amirpour.

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Nos Studios, domingo, 21h15

A malaia Michelle Yeoh, uma das grandes estrelas de acção de Hong Kong dos anos 1980 e 1990, é a protagonista desta comédia de acção escrita e realizada pelo duo Daniels (Dan Kwan e Daniel Scheinert). Yeoh é Evelyn Wang, uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que tem a dura missão de salvar o mundo atravessando vários universos paralelos e explorando vidas que não chegou a viver. Nomeado para 11 Óscares da Academia, o filme arrecadou sete: melhor filme, realização, argumento original, actriz principal (Yeoh) e secundária (Jamie Lee Curtis), actor secundário (Ke Huy Quan) e edição (Paul Rogers).

Birds of Prey (e a Fantabulástica Emancipação de Uma Harley Quinn)
Fox, domingo, 21h20

Depois de romper definitivamente com Joker, seu amante, a instável ex-psiquiatra Harley Quinn sente-se uma mulher nova. Ao tentar encontrar o seu lugar no mundo, acaba envolvida numa parceria muito improvável. As suas companheiras no crime são Black Canary, Huntress e Renee Montoya; a missão é impedir os planos do narcisista Roman Sionis, ou Máscara Negra. Uma comédia de acção e aventura cuja narrativa, com óbvios contornos feministas, continua os eventos relatados no filme Esquadrão Suicida. A realização cabe a Cathy Yan (Dead Pigs).

Zodiac
Cinemundo, domingo, 22h

Realizado por David Fincher, o filme baseia-se na história verídica do Assassino do Zodíaco, um assassino em série que aterrorizou a baía de São Francisco, um dos mais intrigantes casos por resolver da história da criminologia. A caça ao homem que deixa um rasto de códigos e cartas como pistas torna-se uma obsessão para quatro homens, cujas carreiras e vidas são afectadas por este caso. Estreado em 2007, um filme com Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo e Chloë Sevigny.

SÉRIE

Conta-me Como Foi
RTP1, sábado, 22h40

Último episódio T8. Depois de bastante tempo de atraso, a saga da família Lopes continuou pela segunda metade da década de 1980 nesta adaptação do original espanhol Cuéntame Cómo Pasó – que há muito abandonou o seguimento da sua congénere estrangeira – estreado em 2007. Agora, a oitava temporada chega ao fim neste episódio.

DANÇA

AmarAmália 2020
RTP2, sábado, 22h03

Vasco Wellenkamp coreografou este bailado para a Companhia de Bailado Contemporâneo. É, como o nome indica, dedicado a Amália Rodrigues, com fados seus na banda sonora, e a sua encenação incluiu-se nas comemorações dos cem anos do nascimento da cantora.

MÚSICA

Ana Laíns: Concerto 20 Anos
RTP2, domingo, 22h55

Em Janeiro de 2020, a fadista Ana Laíns subiu ao palco do Salão Preto e Prata do Casino Estoril. A ideia era assinalar os seus 20 anos de carreira, com a ajuda de amigos que incluíam nomes como Mafalda Arnauth, Ivan Lins, Fernando Pereira, Luís Represas ou o Grupo de Cantares de Évora e as Adufeiras de Idanha-a-Nova. O espectáculo foi gravado e a RTP2 volta agora a transmiti-lo.

DOCUMENTÁRIOS

Pequenos Gigantes
Discovery, domingo, 16h

Estreia. Animais peculiares e pequeninos é o foco desta série documental do Discovery apresentada por Bradley Trevor Greive, que é um autor australiano especializado na vida selvagem e o “astrobiofuturista” (é assim que se descreve) e inventor americano Billy Almon. Podemos conhecer pequenas espécies únicas como o lagarto com chifres gigante, o rato-gafanhoto do deserto ou o besouro bombardeiro.

The Curious Case of Natalia Grace
HBO Max, domingo, streaming

Natalia Grace foi adoptada pela família Barnett em 2010. Ao início, pensava-se que era uma órfã ucraniana de seis anos que era, afinal, uma mulher adulta de 22 anos. A família adoptiva acusou-a ainda tentar envenenar a mãe. Esta série de seis episódios, um original do canal ID, cuja versão portuguesa estreou a série no dia 10, foca a sua história, através da perspectiva da própria.

INFANTIL

As Regras do Ângelo
Panda Kids, sábado, 12h

Nesta série de animação 3D francesa criada por Sylvie de Mathuisieulx e Sébastien Diologent, Ângelo é um rapaz de 12 anos que, com os amigos, vive a tentar fugir às suas obrigações. O Panda Kids passa especiais de seis episódios seguidos este fim-de-semana.

Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto (VP)
Disney Channel, sábado, 14h10

Vários anos se passaram desde que conhecemos Hiccup, o pequeno viking pouco convencional que, com inteligência, nos mostrou o poder da amizade. Agora, já adulto, assumiu-se como líder do seu clã. Mas a amizade de Hiccup com o seu dragão Desdentado vai ser posta à prova quando Grimmel, um homem sem escrúpulos, ali chega determinado a enriquecer à custa do tráfico de dragões. A realização é de Dean DeBlois.

PJ Masks: Power Heroes
Disney Junior, sábado, 16h10

Os PJ Masks, baseados na banda desenhada do francês Romuald Racioppo, voltaram este ano após o final da série de animação que durou de 2015 a 2022. É uma continuação e um reboot da série original, em que personagens novas e antigas de miúdos, à noite, vestem máscaras e combatem o crime. Uma série de novos episódios arranca agora no Disney Junior.

Uma Aventura no Jurássico (VP)
Panda Kids, domingo, 13h30

Ernie, a sua irmã Julia e o seu melhor amigo Max nunca poderiam imaginar a aventura em que se iriam meter quando se lembraram de espreitar uma extraordinária invenção: uma máquina do tempo em forma de ovo gigante, capaz de viajar para qualquer data à escolha. Um filme de animação para toda a família realizado por Yoon-suk Choi.

Rock Dog 3 - Ao Ritmo da Música (VP)
Nos Studios, domingo, 8h45

Após a bem-sucedida digressão mundial dos True Blue, a banda de Bodi, o mastim tibetano com espírito rockeiro que conhecemos pela primeira vez em 2016 regressa à sua pacata vida na pequena aldeia que o viu nascer. Um filme de animação 3D assinado por Anthony Bell.

Sugerir correcção
Comentar