A política parou o futebol na Roménia

Adeptos romenos tiveram comportamentos anti-Kosovo e a partida esteve parada quase 45 minutos. Foi retomada sob a ameaça da UEFA de que seria suspensa definitivamente caso os cânticos se repetissem.

Foto
Jogadores do Kosovo abandonam o relvado nesta terça-feira EPA/Robert Ghement
Ouça este artigo
00:00
02:46

“Kosovo é Sérvia” foi a frase ouvida da voz de adeptos romenos e exibida em tarjas, nesta terça-feira, em Bucareste. Foi com isto que alguns adeptos da selecção da Roménia fizeram com que a partida frente ao Kosovo estivesse interrompida durante 45 minutos.

Aos 22 minutos de jogo, as tarjas e os cânticos, acompanhados de tochas, levaram a selecção kosovar a abandonar o terreno de jogo, em protesto com as acções dos adeptos da Roménia – um dos cinco países da União Europeia que não reconhecem a independência da ex-nação sérvia.

A partida de qualificação para o Euro 2024 foi suspensa pelo árbitro francês Willy Delajod (que até já arbitrou na Liga portuguesa, ao abrigo do protocolo de cooperação de arbitragem entre Portugal e França), que, em conjunto com os responsáveis da UEFA, considerou que não havia condições para a partida continuar, até pela insistência kosovar em não participar no jogo enquanto as tarjas fossem exibidas e os cânticos não terminassem.

A partida foi retomada sob a ameaça da UEFA de que seria suspensa definitivamente caso comportamentos deste tipo se repetissem.

Escócia até pode ir ao Euro 2024, mas não é já

Dos restantes jogos destaque para a desilusão (para já) escocesa. Caso Noruega e Geórgia empatassem no grupo A, então a Escócia iria tornar-se o primeiro país, além da anfitriã Alemanha, a garantir a presença no certame de futebol do próximo ano.

A premissa, de contornos inesperados, justifica-se pela campanha perfeita da selecção escocesa, com cinco vitórias em cinco jogos – entre as quais frente a Espanha e Noruega.

O problema é que enquanto a Escócia disputava um jogo particular frente a Inglaterra, para celebrar os 150 anos do primeiro jogo internacional de futebol da história, os noruegueses estavam a agarrar-se como podiam à improvável possibilidade de irem ao Europeu.

Guiada pelo jovem Nusa, que fez duas assistências, a Noruega teve Haaland e Odegaard a desenharem um 2-0 que impediu os escoceses de celebrarem perante os amigos ingleses a chegada ao Europeu.

Os escandinavos ainda estão “vivos”, mas pouco – têm sete pontos, a Espanha goleou Chipre por 6-0 e tem nove (mas menos um jogo) e a Escócia leva 15.

Dos jogos desta noite nota ainda para o duelo entre Itália e Ucrânia, que acabou por ter um perfil semelhante ao que os italianos tinham tido no empate com a Macedónia do Norte.

A equipa de Luciano Spalletti voltou a ter períodos de jogo de alto nível, com dinâmica, criatividade, criação de oportunidades de golo e momentos de autêntico "massacre". Chegou inclusivamente ao 2-0 (golos de Frattesi), mas, tal como com os macedónios, deixou o adversário crescer.

Yarmolenko reduziu e a Itália ainda foi obrigada a sofrer, quando os primeiros 30/35 minutos sugeriam uma vitória mais do que confortável.

O grupo C segue bastante aberto, com Itália, Ucrânia e Macedónia do Norte com sete pontos, atrás dos 13 da Inglaterra.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários