Festival Artes à Rua em Évora com 280 artistas e convidados em 26 espectáculos

Com “A descolonização do pensamento” e “A igualdade de género” por motes, a 5.ª edição do festival Artes à Rua começa esta quarta-feira em Évora, prolongando-se até domingo.

Foto
Oumou Sangaré, do Mali, é dos nomes em destaque no cartaz deste ano BENOIT PEVERELLI

Duzentos e oitenta artistas e convidados oriundos de 11 regiões do mundo vão estar presentes, em 26 espectáculos, na edição deste ano do festival Artes à Rua, em Évora, a partir desta terça-feira até domingo.

Celina da Piedade, Duarte, Mallu Magalhães, Nancy Vieira, Oumou Sangaré e Pedro Mafama são alguns dos artistas que integram a programação musical da 5.ª edição desta iniciativa, promovida pela Câmara de Évora.

“A descolonização do pensamento” e “A igualdade de género” são os temas centrais desta edição, que inclui uma programação variada durante os seis dias do festival, realçou a organização.

Durante o festival, salientam os promotores, as praças e as ruas de Évora “são lugares de afectos e fruição de músicas de muitos lugares do Mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, resgatando-as do fundo do tempo, numa dinâmica permanente de construção da identidade dos povos”.

Esta edição vai receber 280 artistas e convidados, oriundos de 11 regiões do mundo: Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha (Galiza e País Basco), Guiné-Bissau, Mali, Moçambique e Portugal, para 26 espectáculos de várias áreas culturais que vão da música ao teatro, passando pela dança, a performance e o novo circo, salientou a organização.

Quatro oficinas, que incluem dois passeios pelo património, duas conversas, três “podcasts” ao vivo, uma apresentação de um livro e uma acção de formação (organizada pela WHY Portugal) destinada a artistas e profissionais que tenham interesse em adquirir mais conhecimento na área da gestão de carreira e agenciamento para auxílio à internacionalização dos seus projectos, são outras das iniciativas previstas.

De Amália e Oumou Sangaré

A programação do dia de abertura inclui o espectáculo Assim Devera Eu Ser, que apresenta as canções de Amália como “proverbiais histórias que ensinam tanto quanto encantam”, e um concerto, no jardim público, com Oumou Sangaré, do Mali, e Celina da Piedade, que tem como convidada Uxía.

Para dia 6, quarta-feira, está marcado um momento do teatro com Manifesto Funesto, uma ópera electrónica de Vanda R Rodrigues, e, à noite, concertos de Puta da Silva e Pedro Mafama. Para dia 7 estão programadas, entre outras, actuações de Mallu Magalhães e do fadista Duarte.

Em destaque no programa deste ano estão, igualmente, a actuação de Nancy Vieira, de Cabo Verde, dia 8, e os sons de África, dia 9, com o espectáculo Batida apresenta Neon Colonialismo, de Angola, seguido da actuação dos Super Mama Djombo com Karyna Gomes, da Guiné-Bissau.

O festival, uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora, que será Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027, termina no dia 10, com os Monda. O acesso a todo o festival é gratuito.

Sugerir correcção
Comentar