Pinturas atribuídas a Cruzeiro Seixas e a Malangatana foram apreendidas pela ASAE

Autoridade tem fortes suspeitas de que serão obras de arte falsificadas. Instaurou processos-crime a uma galeria e a uma leiloeira.

MR - Manuel Roberto - 19 Outubro 2013 - Portugal - Porto - Douro - Homenagem ao Mestre Julio Pomar - Artista Plastico - Cruzeiro Seixas
Fotogaleria
Cruzeiro Seixas morreu em 2020, com 99 anos Manuel Roberto
cultura,cruzeiro-seixas,asae,culturaipsilon,pintura,crime,
Fotogaleria
Uma das obras apreendidas, atribuída a Malangatana DR
Ouça este artigo
00:00
01:11

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta terça-feira a apreensão de quatro obras de arte atribuídas a artistas plásticos consagrados, mas suspeitas de terem sido falsificadas. Entre os artistas em causa estão os pintores português Artur do Cruzeiro Seixas (1920-2020) e moçambicano Malangatana (1936-2011). Em simultâneo, a ASAE instaurou dois processos-crime a uma galeria de arte e a uma leiloeira, que não identificou, apenas referindo, em resposta ao PÚBLICO, estarem situadas no distrito de Lisboa.

“O valor estimado da totalidade das obras de arte apreendidas ascende a 17 mil euros, atendendo aos respectivos valores de venda e de licitação”, explicita a ASAE no seu comunicado.

Esta operação foi desenvolvida, durante vários meses, pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC) da ASAE, que tem vindo a realizar diversas investigações nos domínios da comercialização de obras de arte e do combate aos crimes de usurpação de direitos de autor, aproveitamento de obra contrafeita, burla e falsificação de documentos. A ASAE acrescenta que a investigação continua em curso.

Sugerir correcção
Comentar