Banco Montepio concluiu venda do Finibanco Angola

Com a venda dos restantes 29,22% que ainda detinha naquela instituição, o banco nacional deixou de ter exposição ao mercado angolano.

Foto
Banco Montepio cessa exposição em Angola Nuno Alexandre
Ouça este artigo
00:00
02:26

O Grupo Banco Montepio anunciou esta segunda-feira a conclusão do processo de venda do Finibanco Angola, com a alienação da participação de 29,22% do capital social da instituição ao Access Bank, pelo valor aproximado 9,047 milhões de kwanzas, cerca de 10 milhões de euros.

Com a operação, o Banco Montepio “deixa de ter qualquer exposição no mercado angolano e materializa a sua estratégia de simplificação da estrutura societária do grupo e enfoque no mercado doméstico, reforçando, também, o rácio de capital em 24 pontos base”, refere a instituição em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"O impacto desta transacção nos resultados líquidos consolidados do Banco Montepio face às demonstrações financeiras de 30 de Junho de 2023 foi negativo em 86 mil euros, tendo a solvabilidade sido reforçada com um impacto favorável no rácio de capital total, estimado em base proforma no final do primeiro semestre de 2023, de 8 pontos base, espoletado pela diminuição dos activos ponderados pelo risco", lê-se no comunicado.

O Grupo Banco Montepio já tinha concluído, em Junho passado, a alienação da participação de 51% do capital na mesma instituição, o que, de acordo com as normas contabilísticas aplicáveis, se traduziu "na perda de controlo da subsidiária e permite a desconsolidação da totalidade da participação detida no Finibanco Angola nas demonstrações financeiras consolidadas com referência a 30 de Junho de 2023".

"Em conformidade com o estipulado na IAS 21, esta desconsolidação implica a reciclagem da reserva cambial negativa estimada em 116 milhões de euros para a rubrica “Resultados de operações em descontinuação” (com impacto global negativo estimado de 105 milhões de euros na demonstração de resultados consolidados, face aos valores divulgados com referência a 31 de Março de 2023), não determinando, no entanto, qualquer alteração nos capitais próprios do Grupo Banco Montepio", anunciou o grupo em Junho.

O impacto negativo da venda da participação de 51% no Finibanco Angola explica o regresso do Banco Montepio aos prejuízos nos primeiros seis meses do ano, num total de 48,3 milhões de euros, contra lucros superiores a 23 milhões de euros no período homólogo de 2022. Sem esta venda, o banco teria alcançado lucros de 67,8 milhões no primeiro semestre deste ano.

Apesar do impacto negativo nos resultados finais, o Montepio conseguiu melhorar a maioria dos indicadores operacionais no primeiro semestre.

Sugerir correcção
Comentar