Canoagem: João Ribeiro e Messias Baptista campeões do mundo em K2 500m

Mais uma medalha de ouro para Portugal, um dia depois da vitória de Fernando Pimenta em K1 1000.

destaque,campeonato-mundo,desporto,canoagem,
Fotogaleria
EPA/Tamas Kovacs
destaque,campeonato-mundo,desporto,canoagem,
Fotogaleria
destaque,campeonato-mundo,desporto,canoagem,
Fotogaleria
Ouça este artigo
00:00
02:54

A dupla portuguesa João Ribeiro e Messias Baptista venceu este domingo a final de K2 500 metros em Duisburgo, Alemanha. A vitória no Campeonato do Mundo de canoagem acontece um dia depois do título de Fernando Pimenta, em K1 1000 metros.

Foi uma prova muito equilibrada até final. Aos 250 metros, a dupla portuguesa ocupava a quarta posição, com 43,03s, atrás dos espanhóis Adrian del Rio e Rodrigo Germade (42,67), dos alemães Felix Frank e Martin Hiller (42,87) e dos húngaros Balint Kopasz e Bence Nadas (43,02s).

Numa corrida feita de trás para a frente, João Ribeiro (34 anos) e Messias Baptista (24) aceleraram na segunda metade do percurso e acabaram por impor-se em 1m29,037s, ligeiramente à frente da dupla húngara (1m29,184s) e da espanhola (1m29,389s), conquistando a medalha de ouro.

​A dupla portuguesa precisava de ficar nos seis primeiros lugares para garantir a presença nos Jogos Olímpicos e acabou por atingir o objectivo com a melhor posição possível, reforçando o contingente nacional na canoagem no próximo ano, em Paris.

"Este ano estivemos sempre muito perto [da medalha], em corridas muito duras. Hoje fomos rápidos e conseguimos ganhar. É um sentimento incrível. Hoje tudo fez sentido", resumiu Messias Baptista, instantes depois de ter saído da água e de ter abraçado João Ribeiro.

Para João Ribeiro, que terminou a prova em lágrimas, têm sido dias difíceis: "A minha filha está hospitalizada, tem sido muito difícil para mim competir neste fim-de-semana, mas está tudo bem... Sou campeão do mundo e dedico esta medalha à minha filha".

Rui Fernandes, treinador dos campeões do mundo, destacou a dedicação e compromisso ímpares de João Ribeiro e Messias Baptista. "Estes dois atletas são fantásticos. Diferentes um do outro, mas trabalhadores natos e com uma educação acima da média. Respeitam o treinador como ninguém. Não é por acaso que nos damos muito bem, estando juntos 24 sobre 24 horas. Sempre, nos momentos bons e nos menos bons", elogiou.

Em declarações à agência Lusa, o técnico assumiu ter "sofrido bastante" ao longo da prova. "É uma alegria enorme sair daqui com um título mundial. Sabíamos que algo de bom estava para acontecer. Já ficaríamos satisfeitos com o apuramento olímpico, porém, sair com o título mundial também no bolso é tudo o que queríamos. Não há palavras, é um sonho indescritível", desabafou.

Esta foi a terceira medalha de Portugal nestes Mundiais, depois do bronze e do ouro de Fernando Pimenta. O canoísta minhoto volta a competir neste domingo, na prova de K1 5000m, em busca de mais uma presença no pódio.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários