Na Figueira da Foz, a Cristais do Mar aromatiza flor de sal ao gosto do freguês

Um passeio pelas salinas da Figueira da Foz à conversa com uma família basca e uma arquitecta e produtora com muito jeito para explicar a arte de fazer sal.

Foto
Gilda Saraiva com as mãos no sal ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
07:22

Jezus Zunzunegui é um basco de Tolosa, cidade que fica a 27km de San Sebastián. Como bom basco, não vive sem a sua bicicleta. Em 2003 foi parar à Figueira da Foz e, entre diferentes passeios na planura da região, rapidamente descobriu dezenas de rectângulos com montes de sal branco na freguesia de Lavos, entre a foz do Mondego e o mar. De sal, Jezus nada percebia, mas, pouco dado à timidez, meteu conversa com os marnotos que por ali trabalhavam junto aos armazéns. “Uma vez, duas vezes e, à terceira — sabes como são os portugueses — eles disseram: 'Ó espanhol, salta lá da bicicleta e vem comer umas sardinhas'”. Certa noite, comeu e bebeu pela medida grossa, de tal forma que acordou de madrugada com a cara a um palmo de uma pirâmide de sal (rasa, na linguagem dos marnotos).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários