Cinanima 2023 contará com o maior número de filmes em 47 edições do festival

Cinco filmes portugueses estão seleccionados para a competição internacional de curtas-metragens, cujo vencedor é qualificável para nomeação ao Óscar.

Foto
O filme francês Nina et le secret du hérisson é uma das longas-metragens a concurso DR

O Cinanima Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho vai realizar-se de 13 a 19 de Setembro e baterá, nesta sua 47.ª edição, o recorde de participações da sua história, com 130 filmes a concurso.

A informação foi revelada esta segunda-feira pela direcção do festival organizado pela Cooperativa Nascente, que acrescenta que a competição internacional, cujo vencedor é "qualificável para nomeação ao Óscar" na categoria de animação, contará com cinco candidatos portugueses.

"Serão 130 as obras, provenientes de 33 países. A produção portuguesa conta com cinco curtas-metragens seleccionadas para a competição internacional", anunciou a organização.

Os filmes desta edição foram seleccionados entre mais de 3700 submissões de 123 países e estarão distribuídos por várias categorias e subcategorias: 35 obras disputam prémios nas rubricas dedicadas a filmes de escola, 57 competem como curtas-metragens, seis concorrem ao título de melhor longa-metragem e 32 integram o concurso específico para produções portuguesas.

As longas-metragens a concurso são Nina et le secret du hérisson ["Nina e o segredo do ouriço-cacheiro"], dos franceses Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli, a co-produção internacional A Greyhound of a Girl ["Um galgo de rapariga"], do italiano Enzo d'Alò, Kojot Négy Lelke ["As quatro almas do coiote"], do húngaro Áron Gauder, Kensuke's Kingdom ["O reino de Kensuke"], dos britânicos Neil Boyle e Kirk Hendry, Robot Dreams ["Sonhos de Robô"], do espanhol Pablo Berger, e Gonta: The Story of the Two-Named Dog in the Fukushima Disaster ["Gonta: A história do cão com dois nomes no desastre de Fukushima"], do japonês Akio Nishizawa.

As curtas-metragens portuguesas incluídas na selecção internacional são A casa para guardar o tempo, de Joana Imaginário, Sopa Fria, de Marta Monteiro, Olha, de Nuno Amorim, O Homem das Pernas Altas, de Vítor Hugo Rocha, e Morning Shadows ["Sombras Matinais"], de Rita Cruchinho Neves.

Ainda no que se refere à participação portuguesa, a direcção do Cinanima anuncia que "uma das novidades da 47.ª edição do festival é a criação de uma segunda sessão do Prémio António Gaio, justificada pela crescente abundância e qualidade dos talentos nacionais no panorama da animação".

Sugerir correcção
Comentar