Mãe de guitarrista dos Beatles dizia-se “enojada” com os gritos das fãs

Louise Harrison respondia às cartas das fãs da banda britânica. Agora, as cartas da fãs Janet Gray estão em leilão e incluem algumas confissões inéditas.

Foto
A banda separou-se em 1969 REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:39

Os Beatles foram o primeiro grande fenómeno musical que levou adolescentes à loucura, arrastando fãs por todo o mundo. Mas o sucesso planetário parece não ter agradado a todos, sobretudo à mãe do guitarrista George Harrison, que se dizia “enojada” com a forma como os fãs gritavam. A confissão foi feita numa carta que está agora a ser leiloada.

Louise Harrison refere-se ao concerto da banda, formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, em 1963, em Manchester. “Ninguém com juízo ia pagar e ficar numa fila para conseguir um bilhete para depois só gritar e não ouvir um único som vindo do palco”, escreveu.

Esta é uma das 25 cartas que a fã Janet Gray está a leiloar. A mãe do guitarrista era responsável por responder à correspondência enviada pelas fãs. A então jovem correspondeu-se entre 1963 e 1966 com Louise Harrison, acompanhando a ascensão planetária da banda.

A carta será leiloada a 26 de Agosto no leilão Memorabilia dos Beatles, em Liverpool, por valores entre as 100 e 150 libras (115 e 174 euros). Harrison diz-se “enojada com a forma como as autoproclamadas fãs só gritavam” no concerto de Manchester. E acrescenta: “Estava muito envergonhada e eu era mulher.”

Na mesma carta, a mãe do guitarrista aconselha a jovem fã sobre outros temas: “Espero que te lembres que a tua mãe é a tua melhor amiga, mesmo que não concordem em determinados assuntos.” Já ela, dava-se bem “com os quatro filhos” e eles uns com os outros.

Noutras cartas também em leilão, fala sobre um acidente a que George Harrison sobreviveu ileso, em 1964, e partilha outras preocupações relativamente à saúde do filho, em especial sobre a sua magreza ─ “está magro, mas bem”. E queixava-se do trabalho que era responder às fãs. “Estou tão ocupada que só me apetece gritar. São três mil cartas para responder, pelo menos.”

Em 1966, partilhou que temia pelo sucesso da digressão dos Beatles pela América do Norte, “apesar de todos os rumores” que se ouviam sobre uma possível separação da banda. Os concertos nos Estados Unidos foram um sucesso, mas, mais tarde, o que Louise Harrison temia concretizou-se: os quatro separaram-se em 1969.

George Harrison tornou-se um músico de sucesso a solo e escreveu Deep blue, inspirado pela mãe que havia de morrer em 1970. Também se notabilizou por organizar um concerto de angariação de fundos contra a guerra no Bangladesh, em 1971, em Nova Iorque. Harrison morreu em 2001, aos 58 anos, vítima de cancro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários