Sporting confirma chegada de Hjulmand por 18 milhões de euros

Médio dinamarquês foi contratado ao Lecce e chega a Alvalade para substituir Manuel Ugarte, vendido ao PSG.

Foto
Hjulmand apresentado em Alvalade Sporting CP

O médio dinamarquês Morten Hjulmand é o mais recente reforço do Sporting, tendo assinado um contrato de cinco temporadas. Depois da saída de Manuel Ugarte para o PSG, esta era a contratação desejada para o meio-campo dos "leões", que confirmaram neste domingo a transferência do jogador, a troco de 18 milhões de euros.

"A Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD informa (...) que chegou a acordo com o Unione Sportiva Lecce S.p.A. (adiante designado Lecce) com relação à aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos do jogador Morten Hjulmand, pelo montante de 18.000.000,00 (dezoito milhões) de euros, aos quais podem acrescer até 3.000.000,00 (três milhões) de euros condicionados ao atingimento de objectivos individuais e colectivos", informou a SAD "leonina", em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na mesma nota, o Sporting refere que o jogador assinou um contrato válido até Junho de 2028, que inclui uma cláusula de rescisão de 80 milhões, acrescentando ainda que "o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD".

Hjulmand, de 24 anos, torna-se, assim, a segunda contratação mais cara da história do emblema de Alvalade, sendo apenas superado pelo sueco Viktor Gyökeres, que foi resgatado aos ingleses do Coventry neste "mercado", por 20 milhões.

É o segundo jogador dinamarquês a envergar a camisola do emblema "leonino", duas décadas depois de o guarda-redes Peter Schmeichel ter representado o clube, entre 1999 e 2001.

O médio defensivo fez a formação no Copenhaga, rumando à Áustria para alinhar pelo Admira Wacker em 2018, antes de ser contratado pelo Lecce, em Janeiro de 2021, por 170 mil euros, quando a formação transalpina ainda estava na Serie B, o segundo escalão.

Desde então, actuou em 95 jogos e ajudou o clube do sul de Itália a subir à Serie A em 2022, sendo que, na temporada passada, foi promovido a capitão de equipa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários