Um rosé muito francês do Douro Superior

Bons Ares Rosé 2022: com grande amplitude de boca, mas delicado, possui boa secura e acidez bastante para deixar uma bela sensação gustativa à mesa.

Foto
Ervamoira PAULO RICCA
Ouça este artigo
00:00
02:04

A marca Bons Ares, da Ramos-Pinto, sempre se destacou por incorporar castas francesas nos seus vinhos. Foi uma opção tomada logo no início do projecto, em contraponto com os vinhos Duas Quintas, baseados nas variedades tradicionais do Douro. Estes têm origem em propriedades situadas a cotas baixas, em zonas mais quentes (Ervamoira, no Douro Superior, a alguns quilómetros de Muxagata, e Bom Retiro, no Cima Corgo, próximo do Pinhão). Os vinhos Bons Ares provêm da quinta com o mesmo nome, situada também no Douro Superior, perto de Freixo de Numão, mas a uma cota de 600 metros de altitude. Os solos, ao contrário das outras propriedades, são maioritariamente graníticos. A junção castas-altitude-granito dá aos vinhos Bons Ares uma tipicidade muito própria.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar