Há mil euros para novos talentos na Mostra Nacional de Jovens Criadores

A Mostra Nacional Jovens Criadores de 2023 está a aceitar propostas em 15 áreas artísticas. Em cada categoria são escolhidas oito obras e uma delas pode ganhar mil euros.

Foto
A Mostra Nacional Jovem Criadores vai atribuir prémios a 15 categorias diferentes Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:38

As candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores de 2023 estão abertas. O concurso criado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e organizado pelo Gerador tem como objectivo apoiar jovens criadores de 15 áreas artísticas: arte digital, artes têxteis, cruzamento disciplinar, escultura, fotografia, ilustração, pintura, cinema, dança, gastronomia, humor, literatura, moda, música e teatro.

Para a mostra serão seleccionadas oito obras por categoria mas apenas a vencedora receberá mil euros. O prazo de inscrição termina a 6 de Setembro, às 20h. Podem participar cidadãos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, até aos 30 anos.

Para se candidatar ao concurso é preciso preencher um formulário online. Cada pessoa ou grupo pode apresentar apenas uma proposta e os vencedores de edições passadas não podem participar. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Para a maioria das áreas artísticas os grupos podem ter até três elementos, com a excepção das categorias de música, teatro e dança, que podem ter até oito pessoas envolvidas. Nos projectos colectivos deve ser identificado um porta-voz.

As candidaturas vão ser avaliadas por um painel de 45 júris, do qual fazem parte Hugo Van Der Ding, no humor, Clara Não na ilustração, Gonçalo M. Tavares na literatura e Eduardo Abbondanza, na categoria de moda.

Todos os trabalhos seleccionados vão poder ser conhecidos em Vila do Conde, onde serão também anunciados os vencedores.

Texto editado por Renata Monteiro.

Sugerir correcção
Comentar