Norte-americano procura autores de mensagens portuguesas encontradas em garrafas

Clint Buggington, ou “O caçador de mensagens numa garrafa”, encontrou duas missivas portuguesas. E está a pedir ajuda para descodificá-las e encontrar os seus autores.

Foto
Norte-americano pede ajuda a portugueses para encontrar autores de duas mensagens encontradas em garrafas Clint Buggington
Ouça este artigo
00:00
02:52

“Olá pessoal de Portugal! Tenho outra mensagem numa garrafa para vocês.” Clint Buggington, mais conhecido como “O caçador de mensagens numa garrafa” (themessageinabottlehunter, no original, com site e redes sociais), acaba de publicar uma nova missiva encontrada numa garrafa à beira-mar.

Escrita em português, tem data de Julho de 2012, e foi encontrada pelo norte-americano três anos depois. “Tenho lutado para entendê-la desde então, por isso tem ficado na prateleira”, escreve no Instagram. “Mas vocês ajudaram tanto com a mensagem misteriosa 'Mercedes / Margarida / Maria' que eu sei que conseguimos resolver esta juntos!”

Clint Buggington encontrou a primeira garrafa com uma mensagem dentro em 2007, tendo ficado “viciado” nestes “tesouros” depois de ter descoberto sete em duas semanas. O projecto The Message in a Bottle Hunter nasceu em 2011 e desde então o músico norte-americano, natural de Salt Lake City, no Utah, partilha as suas descobertas nas redes sociais, procurando ajuda para decifrar as mensagens e encontrar os seus autores ou destinatários, criando “amigos a partir de completos desconhecidos em todo o mundo”.

Há pouco mais de uma semana, Clint lançou duas garrafas a votação, ambas encontradas em Fevereiro deste ano nas “praias desertas” das Caraíbas. Qual haveria de abrir primeiro? Venceu a de vinho, já sem rótulo, e lá dentro encontrou uma curta mensagem escrita em português no verso de um bilhete de autocarro da Rede Expressos.

“Toda a gente parece concordar que é datada de 2015, e foi enviada de Cascais, e que é dedicada a três mulheres chamadas Mercedes, Margarida e Maria”, escreveu numa publicação este domingo, depois de vários comentários de portugueses noutras publicações sobre o tema ao longo da semana. “O nosso trabalho é encontrar estas três mulheres”, lança, “ciente de que é altamente improvável que funcione”, “mas não mais improvável do que ter encontrado a mensagem engarrafada em primeiro lugar”.

Aproveitando o feedback que tem recebido, Clint lançou esta segunda-feira uma nova mensagem escrita em português, mais antiga, onde parece ser possível ler-se um endereço de e-mail, a data “Julho 2012”, “Viagem Lisboa-Açores” e uma prosaica missiva: “Ao terceiro dia, já passaram os enjoos! E já comemos e bebemos.”

Ao longo dos anos, Clint já encontrou mais de 100 mensagens em garrafas e conseguiu descobrir dezenas de remetentes, alguns dos quais se tornaram amigos. “Fico sempre impressionado com o poder das mensagens em garrafas. Podem parecer tontas para alguns mas, pessoalmente, acho que as mensagens em garrafas têm o poder de conectar as pessoas de maneira profunda”, escreve no site.

Além deste lado de “pura aventura” – “a emoção de encontrá-las é intensa” –, o norte-americano aproveita para alertar para a poluição dos oceanos e zonas costeiras. “Embora vá à procura de 'tesouros', o que mais encontro é lixo. Procurar mensagens em garrafas abriu-me os olhos para o problema impressionante da poluição de plástico nos nossos oceanos.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários