Um manifesto musical antiguerra que encontrou 250 compositores calados pelas bombas

Lost Souls of War é um projecto que quer resgatar centenas de compositores que morreram em guerras. Anda à procura da música calada pelas bombas e já gravou 75 obras de 75 compositores.

#MVR Matilde Fieschi - Gravacoes em estudio do projecto compositores mortos em guerras, Lost Souls of War, Mickael Viegas - 27 de Junho de 2023.
Fotogaleria
Mickael Viegas é o coordenador do ambicioso projecto Lost Souls of War MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - Gravacoes em estudio do projecto compositores mortos em guerras, Lost Souls of War, Dejan Ivanovic - 27 de Junho de 2023.
Fotogaleria
O guitarrista bósnio Dejan Ivanovic: "Fui bombardeado, sei o que é um bombardeamento" MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - Gravacoes em estudio do projecto compositores mortos em guerras, Lost Souls of War, Joao Diogo Leitao - 27 de Junho de 2023.
Fotogaleria
O guitarrista João Diogo Leitão destaca a frescura de gravar novas obras MATILDE FIESCHI
Ouça este artigo
00:00
12:01

No princípio, era uma sonata. A peça mais famosa de Antonio José Martinez Palácios, conhecido simplesmente como Antonio José, compositor espanhol assassinado em 1936 por um esquadrão fascista no início da Guerra Civil Espanhola, quando tinha apenas 33 anos. Era só uma Sonata para guitarra que um jovem músico, Mickael Viegas, pensou em gravar em 2019. Todos os guitarristas em fase avançada do seu percurso conhecem esta obra difícil e moderna, com toques impressionistas, de um compositor admirador de Ravel.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários